Hangar desenvolve vários Programas de Residências Internacionais que oferecem aos artistas não residentes em Portugal ou Lisboa, a oportunidade de viver e trabalhar em Lisboa por um período entre 1 a 3 meses. O programa tem como objetivo promover o intercâmbio internacional e a troca de ideias através da prática artística nas áreas das artes visuais, performance, fotografia e vídeo.
Por meio de parcerias estratégicas no meio artístico internacional e com instituições ligadas à produção cultural e investigação artística em vários países e através da Triangle Network, o Programa de Residências tem como objetivo fortalecer as ações de intercâmbio existentes entre Portugal, Europa, África e América do Sul.
O Programa de Residências HANGAR tem dois formatos: Host Residencies (candidatura espontânea, sujeita a aprovação) e Visiting Artists Residencies (convite e convocatória aberta, sujeita a júri).
Para obter informações sobre elegibilidade e sobre a forma de ser considerado para uma residência, por favor consulte o nosso Regulamento
Actualmente está em curso o Programa de Residências Longitudes 180º Artistas ao Sul.
A Decorrer
Ekaterina Shcherbakova
Rebel G
Cookie Moon
Ziad Naitaddi
Dolly Bird
Próximas Residências
Timo
Cristina Lisot
Luís Augusto
Sylvain Gelewski
Stef Fusani
Giada Pignotti
Eiliyas
Dr. Ada Cheng
Paula Martínez
Residências Anteriores
Nadja Ericsson
Nikissi
Mabe Bethônico
Dalton Paula
Maya Watanabe
Nerea Pallares
Barbara Claus
Giovanni Croppo
Zofia Małysa-Janczy
Kornel Janczy
Karole Biron
Kelsey Geiger
Lina Angel
Kiva Sakona
Amy Carkeek
Sieglinde Wittwer
Ada Tung
Roberto Casti
Oke Fijal
Marita Isobel Solberg
180º | Residência Artística
180º Artistas ao Sul (2015-2018) é um programa de residências, com enfoque no contexto artístico e cultural de Lisboa, destinado ao intercâmbio de artistas oriundos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé. Este projeto de residências artísticas têm com0 objectivo contribuir para o desenvolvimento das carreiras artísticas e internacionalização dos artistas participantes, através da prática do site-specific como forma de exploração artística. A residência pretende fortalecer o trabalho em rede entre os artistas, apoiar a produção experimental de novos trabalhos e promover a troca cultural com a disseminação de ideias e de conexões criativas com o público e comunidade artística internacional em relação com o contexto africano e português. Este projecto procura oferecer aos artistas um conjunto de condições que reflectem um constante questionamento sobre a prática artística contemporânea. As actividades do programa 180º ARTISTAS AO SULincluem trabalho de estúdio, artists talks, programa de performance, ciclos de cinema, visitas de estudo, programa educativo e um programa paralelo de artistas e curadores convidados. Este programa têm a duração de 3 anos e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
O programa terá uma importante componente de intervenções artísticas orientadas para a comunidade local e uma programação de eventos (artists talks, seminários, performances, concertos, masterclass, workshops de formação), pensados para captar públicos diversos, procurando estabelecer um diálogo criativo entre estes e os artistas diversificados.
Triangle Network
Triangle Network é uma rede de artistas, grupos de artistas e organizações artísticas, que vem crescendo desde 1982 e atualmente está presente em mais de 30 países. Por meio de um programa de residências e workshops internacionais e uma programação aberta ao público como Open Days, exposições e conversas com artistas, Triangle Network inicia a troca de idéias através da prática: uma abordagem que se baseia no diálogo, processo e abertura.
Com suas atividades, a TN desenvolve uma rede única de intercâmbio que conecta artistas locais e internacionais. Nas últimas duas décadas, os parceiros da rede trabalharam com mais de 4.000 artistas. Somente na África, mais de mil artistas participaram de oficinas e residencies. Tais programas de intercâmbio têm tido um enorme impacto na carreira dos artistas, ajudando-os a desenvolverem trabalhos inovadores e experimentais e a ganharem visibilidade a nível nacional e internacional.