Marcel Del Castillo by Icaro Janeiro 21, 2024 0 Portefólios

MARCEL DEL CASTILLO (Caracas, 1974) Artista, curador e professor. Ele mora e trabalha em Monterrey. Estudou comunicação social na Universidade Central da Venezuela e faz parte do Sistema Nacional de Criadores do México. Atualmente, os seus estudos estão orientados para a etnografia, para a pesquisa e produção artística, bem como para a reflexão profunda sobre a imagem.
Seu trabalho artístico tem sido reconhecido e exibido individual e coletivamente em diversos festivais e salões de diversos países, pelos quais recebeu, entre outros, o primeiro prêmio na convocatória latino-americana de projetos do Centro de Fotografia de Montevidéu; o reconhecimento do Sistema Nacional de Criadores do México em
2023; Menção honrosa e aquisição no Salão de Fotografia REVISIÓN 2022 da Fototeca Nuevo León; o Prêmio Estímulo Fiscal à Produção Artística, EFCA 2020; bem como a seleção em diversas Residências, como as Residências de experimentação artística: do Laboratório de Arte do Tec de Monterrey e do BEK, Centro de Artes Eletrônicas de Bergen, Noruega.
Entre seus projetos recentes destacam-se: The water of the acequias, (Tec de Monterrey Art Laboratory) Near the Water: (Image Center. Querétaro, México)Territories of Water (Water Gallery, Atlzayanca, México), In a Strike as Beautiful as This ( Yo Estudio Gallery, Monterrey, México); Territories of Dust (NO
automatic, Monterrey, México) Indeterminate Danger (Photography Center, Montevideo, Uruguay) We Are Like a Devastated Area (Kowasa Gallery, Barcelona, Espanha).
Dirige a plataforma curatorial Pensar la imagen.
Professor e tutor de programas educacionais no CONARTE e na Universidade LCI Monterrey. Foi curador e apresentador do CONARTE, da Coleção FEMSA, da Universidad de los Andes e de forma independente em festivais internacionais como Califotofest na Colômbia, Fotorio no Brasil, Olhares Expostos no Peru, Meridafoto na Venezuela e Festival Nuevo León no México.
Suas publicações e divulgações incluem: Under Construction, o Fotolivro Coletivo Latino-Americano, o fotolivro A Solidão dos Objetos e o podcast Pensar la imagen.