Hangar | Triangle Network 8ª Edição by Ricardo Novembro 17, 2019 0 Uncategorized

UNTITLED
10 A 20 DE DEZEMBRO 2019

Imagem Yibo Xu

Untitled é a 8ª edição do Workshop Internacional organizado pelo Hangar em parceria com a rede internacional Triangle Network (TN).
Frequentemente é um título que nomeia trabalhos artísticos e exibições: Untitled abre possibilidades e assume um não-nome, um infinito processo de opções e processos criativos. A intenção é a de não comunicar uma explicação através da nomeação do trabalho, para que possa falar por si próprio, aberto à diversidade das práticas do artista.

Artistas residentes

Artístas e Curadores Convidados

FILIPA OLIVEIRA

Filipa Oliveira é desde 2018 Curadora e Programadora de Artes Visuais da Câmara Municipal de Almada, tendo a seu cargo a direcção artística da Casa da Cerca, Galeria Municipal de Almada e Convento dos Capuchos. É a curadora fundadora e coordenadora do Prémio Navigator Art On Paper. Entre 2015 e 2017 foi diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida em Évora. Trabalhou como curadora independente durante 12 anos, colaborando com isntituições como Centro Cultural de Belém (Lisboa), Kettle’s Yard (UK), John Hansards Gallery (UK), Tate Modern (UK), Fundação Calouste Gulbenkian Centro de Arte Moderna (Lisboa), Fundação Carmona e Costa (Lisbona, Fondation Calouste Gulbenkian (França), Museu Colecção Berardo (Lisboa), Crac Alsace (França), Kunstverein Springhornhof (Alemanha), Ffotogallery (UK), Mead Gallery (UK), Frieze Projects (UK), Stills Gallery (UK), entre outros. Foi curadora assistente na 28ª Bienal de São Paulo em 2010 e em 2012 foi curadora convidada do projecto Satellite no Jeu de Paume, Paris onde comissariou exposições individuais de Jimmy Robert, Tamar Guimarães, Rosa Barba e Filipa César. Tem uma extensa lista de participações em catálogos e publicações. Escreveu ensaios e críticas de exposições para Arte Contexto, Contemporary, Flash Art, L+Arte, Revista Contemporânea, e Artforum.

LUÍSA SANTOS

Luísa Santos (1980, Lisboa) é uma curadora independente que vive e trabalha em Lisboa. Com uma prática curatorial assente em investigação, é também Investigadora Sénior no CECC e Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, desde 2016, tendo-lhe sido atribuída uma Gulbenkian Professorship. Doutorada em Estudos de Cultura pela Humboldt-Viadrina School of Governance, Berlim (2015), com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Mestre em Curadoria de Arte Contemporânea pela Royal College of Art, Londres (2008), com Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, e licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2003). Realizou investigação em Práticas Curatoriais na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design, Estocolmo (2012). Em 2017 iniciou o “4Cs: from Conflict to Conviviality through Creativity and Culture”, um projecto de cooperação Europeu co-financiado pela EU Criativa e liderado pela  Universidade Católica Portuguesa com um consórcio de 8 centros de arte contemporânea e Faculdades de Ensino Artístico de 8 países. Os seus projetos mais recentes incluem “There’s no knife without roses”, no Tensta Konsthall, Estocolmo (2012); “Daqui parece uma montanha” , no Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2014); “Græsset er altid grønnere”, no Museet for Samtidskunst, Roskilde (2014-15), a curadoria executiva da primeira edição da Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2015), “Tension and Conflict” (2017), MAAT, Lisboa, “13 shots” (2018), Museu Gulbenkian, Lisboa, e “Europoliticas” (2019), Museu do Dinheiro, Lisboa. Desde 2015, é membro do Comité Científico do Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras (CSO), e dos Comités Científicos e Editoriais das Revistas Académicas Estúdio, Gama e Croma. Desde 2016, é membro do Comité Editorial do Yearbook of Moving Image Studies (YoMIS), publicado pela Büchner-Verlag.

MELISSA RODRIGUES

Melissa Rodrigues (1985, Cabo-Verde). Fez pós-graduação em Performance (Curso de Especialização) na Faculdade de Belas Artes – UP e licenciatura em Antropologia pela FCSH – UNL. Integrou a Formação Intensiva Acompanhada (F.I.A.) em artes Performativas pelo c.e.m. – centro em movimento, Lisboa. Atualmente vive no Porto, é Educadora no Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves; colabora com A Oficina – Educação e Mediação Cultural – Guimarães – e está na criação do projeto pedagógico do ESPAÇO SP620 – Salut Au Mondel. Participa frequentemente em projetos colaborativos e interdisciplinares que relacionam arte, experimentação e ativismo. Como investigadora nas áreas da Performance e da Antropologia, tem desenvolvido pesquisa em Cultura Visual, Imagem e Representação. Tendo co-criado em 2017 com o ‘Coletivo Chá das Pretas’ a performance ‘cabelo’ e no mesmo ano a convite do coreógrafo Joclécio Azevedo concebido uma palestra-performance apresentada no âmbito do Projeto ‘Documentário’ que se concretizou na performance-conferência ‘de submisso a político – o lugar do corpo negro na cultura visual’, performance que tem sido apresentada em contexto artístico e académico.

Programa Público

> 10 Dezembro | Terça-feira | 21h
Nástio Mosquito Instalação Sonora

> 12 Dezembro | Quinta-feira | 18h
Conversa com os artistas nacionais e a curadora Filipa Oliveira

> 13 Dezembro| Sexta-feira
18h | Conversa com os artistas internacionais e a curadora Luísa Santos
20h | Jantar temático (info e reservas: communication@hangar.com.pt)

> 17 Dezembro| Terça-feira | 18h
Conversa & Performance com a artista Melissa Rodrigues
“de submisso ao político – o lugar do corpo negro na cultura visual”

> 20 Dezembro | Sexta-feira
18h | Open day
20h | Jantar temático & DJ Maurrice (info e reservas: communication@hangar.com.pt)

PauloArraiano0008

Conversa com os artistas nacionais e a curadora Filipa Oliveira

12 Dezembro | Quinta-feira | 18h
ENTRADA LIVRE

JabulaniMaseko0005

Conversa com os artistas internacionais e a curadora Luísa Santos + Jantar temático

13 Dezembro| Sexta-feira
18h | Conversa com os artistas internacionais e a curadora Luísa Santos
20h | Jantar temático (info e reservas: communication@hangar.com.pt)

MelissaRodrigues

Conversa & Performance com a artista Melissa Rodrigues

17 Dezembro| Terça-feira | 18h
“de submisso ao político – o lugar do corpo negro na cultura visual”
ENTRADA LIVRE

DISPLAY_prod1

Open day+Jantar temático & DJ Maurrice

20 Dezembro | Sexta-feira
18h | Open day
20h | Jantar temático & DJ Maurrice (info e reservas: communication@hangar.com.pt)


you may like