“No Rastro do Lobo” é um programa de práticas sensoriais e palestras em redor de temas centrais à ecologia descolonial e justiça restaurativa, que toma como ponto de partida formatos pedagógicos para debater temas como a reparação, restauração, resiliência e cura. Ao longo de quatro anos, estas temáticas serão exploradas através de métodos situados, práticas de workshop ao ar livre, atividades de condução somática e palestras de pensamento crítico. As sessões contam com membros da área das artes, humanidades ambientais e estudos pós-coloniais, tendo por objetivo tratar temas como o mutualismo e a reciprocidade, trabalhando a reparação de feridas ancestrais.
O programa de ‘Prácticas Sensoriais’ partirá de pedagogias diversas e interseccionais como o canto, o caminhar, as estórias, o movimento, e a escrita, originando círculos de partilha e discussão que abordam as relações entre ecossistemas, comunidades e pessoas. O programa ‘Testemunhos’ e ‘Entrelaçar Mundos’ inclui uma série de seminários de pensadores proeminentes na área da filosofia, ecologia e magia.
Curadoria e mentoria por Margarida Mendes
Margarida Mendes é investigadora, curadora e educadora, a sua prática explora a mediação ecológica, com enfoque no cruzamento entre as artes visuais, cinema experimental, ecopedagogia, práticas sonoras e humanidades ambientais. Cria fóruns transdisciplinares, exposições e obras experimentais em que modos de educação alternativa e práticas de auscultação podem catalisar a imaginação política e ações restauradoras. Tem um envolvimento de longa data com activismo anti-extrativista e ecopedagogia, colaborando com organizações ambientais, Universidades e instituições do mundo artístico. Mendes é Doutorada pelo Centre for Research Architecture, Goldsmiths University of London, e é membro de Natural Contract Lab, um coletivo transdisciplinar de artistas e juristas que trabalham pela justiça restaurativa e direitos da natureza na Europa.