Skip to content Skip to footer

WORKSHOP | Cartografias da Reparação

WORKSHOP | Cartografias da Reparação

17 Junho 19h

Com Ellen Lima e Margarida Mendes

Esta conversa improvisada utilizará como ponto de partida Attunement Tool – a Poethical Cosmogram, um diagrama que será catalista deste fórum de pensamento partilhado pela poeta Ellen Lima e Margarida Mendes.

Operando como um barómetro para a ação individual, este cosmograma poético foi lançado para desencadear conversas sobre reparação ecológica. É um diagrama vivo que canaliza diferentes ângulos de sintonia política, individual e coletiva, de acordo com as necessidades e usos dos diferentes actores. Uma ferramenta para o debate colectivo, onde a hologramática pode catalisar futuras acções e tácticas ecológicas.

Ellen Lima é poeta, escritora e pesquisadora indígena de origem Wassu Cocal. É Mestra em Artes e atualmente cursa doutoramento em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas na Universidade do Minho. Publicou em 2021 “Ixé ygara voltando pra ’y’kûá”, livro de poesias escrito em língua portuguesa e tupi antigo. Integra, entre revistas literárias e outras coletâneas, a obra “Volta pra tua terra”, uma antologia de poetas antifascistas e antirracistas em Portugal. Sua prática relaciona poesia, crítica, ativismo, palestras e escritas ensaísticas.

Margarida Mendes é investigadora, curadora e educadora, A sua práctica explora a mediação ecológica, com enfoque no cruzamento entre as artes visuais, cinema experimental, ecopedagogia, práticas sonoras e humanidades ambientais. Cria fóruns transdisciplinares, exposições e obras experimentais em que modos de educação alternativa e práticas de auscultação podem catalisar a imaginação política e ações restauradoras. Tem um envolvimento de longa data com activismo anti-extrativista e ecopedagogia, colaborando com organizações ambientais, Universidades e instituições do mundo artístico. Mendes é Doutorada pelo Centre for Research Architecture, Goldsmiths University of London, e é membro de Natural Contract Lab, um coletivo transdisciplinar de artistas e juristas que trabalham pela justiça restaurativa e direitos da natureza na Europa.

‘No Rastro do Lobo’ Programa de investigação com curadoria e orientação de Margarida Mendes.

‘No Rastro do Lobo’ é um programa de práticas sensoriais e palestras centradas na ecologia decolonial e na justiça restaurativa que explora formatos pedagógicos para debater formas de reparação colectiva, restauração, resiliência e cura. Ao longo de quatro anos, as sessões serão conduzidas por profissionais das artes, das humanidades ambientais e dos estudos pós-coloniais, e abarcam temas como o mutualismo e a reciprocidade, trabalhando para a reparação de relações ancestrais.