WORKSHOP | O.C.E.A.N.I.C.A. (Occasions Creating Ecologically Attuned Narratives in Collective Action) by Icaro Março 01, 2024 0 Novidades, Workshop

WORKSHOP | O.C.E.A.N.I.C.A. (Occasions Creating Ecologically Attuned Narratives in Collective Action)

Workshop com Isabel Lewis – ‘No Rastro do Lobo – Sessão 4’

22 Março 18h-21h

Rua Damasceno Monteiro, 12 r/c, 1170-112 Lisboa

3º andar, sem elevador

Entrada gratuita, participação limitada a 15 pessoas

Inscrição via: hangarcia.production@gmail.com

© Cortesia do artista.

‘O.C.E.A.N.I.C.A.’ é um convite à sintonia com a nossa continuidade com o Oceano para transformar e articular uma relação diferente. Lewis pede aos participantes que tenham cuidado com a linguagem relativa ao Oceano, estejam atentos às questões que ele coloca e estejam abertos a descobertas inesperadas.

Nesta peça, Lewis inspira-se no “Teatro do Oprimido” de Augusto Boal, um conjunto de técnicas dramáticas que visam trazer à luz a exploração e a opressão sistémica, a fim de descobrir a vida oceânica dentro de nós. Ela cria uma coreografia situacional onde as fronteiras entre performance e espectador se desvanecem, e as condições de vida e lutas laborais reais em toda a sociedade se materializam juntas e encontram um interlocutor no Oceano.

Isabel Lewis tem formação acadêmica em literatura, dança e filosofia. Em Nova York, dançou para diversos coreógrafos antes de começar a desenvolver seus próprios projetos. Radicada em Berlim desde 2009, Isabel Lewis desenvolve uma prática performativa que mistura voz, dança e música. Tem experiência como DJ e faz arranjos sonoros de samples incorporando uma grande variedade de materiais, que mistura e tece, improvisando de acordo com o local e momento partilhado.
Ela tende a prescindir do efeito espetacular, teatral, para construir um intercâmbio diferente com os presentes, sem impor novos constrangimentos. O seu objectivo é criar condições para uma experiência de bem-estar físico, seja trabalhando sozinho ou com outros performers. Isabel Lewis está interessada na estética do encontro social. Ela cria eventos que chama de ocasiões e se autodenomina anfitriã. Podem envolver todos os sentidos, incluindo o olfato, com fragrâncias compostas em colaboração com o químico norueguês e investigador de odores Sissel Tolaas.

‘No Rastro do Lobo’ Programa de investigação com curadoria e orientação de Margarida Mendes.

‘No Rastro do Lobo’ é um programa de práticas sensoriais e palestras centradas na ecologia decolonial e na justiça restaurativa que explora formatos pedagógicos para debater formas de reparação colectiva, restauração, resiliência e cura. Ao longo de quatro anos, as sessões serão conduzidas por profissionais das artes, das humanidades ambientais e dos estudos pós-coloniais, e abarcam temas como o mutualismo e a reciprocidade, trabalhando para a reparação de relações ancestrais.