Skip to content Skip to footer

Residências em Trânsito

O programa Residências em Trânsito segue o mesmo formato das residências no Hangar em termos de estrutura e metodologia, mas é desenvolvido num formato de intercâmbio cultural entre Portugal e países estrangeiros.
As residências acontecem em vários destinos através de colaborações entre artistas, espaços de arte e guias locais para a elaboração de percursos criativos e trocas culturais.
As Residências em Trânsito visam, portanto, facilitar o encontro de diferentes nacionalidades e a troca de ideias por meio de práticas artísticas nas áreas das artes visuais, performance, musica, fotografia e vídeo. O objectivo é gerar uma residência durante uma viagem artística que, pela natureza site-specific do programa, cria oportunidades para artistas e públicos locais e promove intercâmbios culturais.

Os artistas participam por meio de convite e também de um Open Call. O programa pretende corrigir assimetrias de acesso à criação e fruição cultural e às residências internacionais, criando condições que favoreçam o desenvolvimento de projetos artísticos num contexto de intercâmbio cultural entre os parceiros e artistas envolvidos no projecto.

Os parceiros estratégicos são: RRAM (São Tomé), Kooshk (Irão), Panal 361 (Buenos Aires), Paos (Mexico City). O Hangar desenvolve também residências na Ethiopia. Como parte do intercâmbio que estes acordos promovem o Hangar receberá artistas destas organizações parceiras em residência na sua sede em Lisboa.

Residências

Notícias

ResidenciasTransito

Em 2018, o programa Residências em Trânsito juntou o Hangar e a Red Gate Residency, em Beijing. Deste programa resultou o encontro entre a artista portuguesa e co-fundadora do Hangar, Mónica de Miranda, que se encontra neste momento em residência em Beijing e Zhao Xu, artista de intercâmbio entre a Red Gate Residency e o Hangar, acabado de chegar da sua residência em Lisboa. Os artistas partilharam as suas experiências e o desenvolvimento dos seus projectos e trabalho no período das residências.

Ver bio Mónica de Miranda

JoaoGama_0001

João Grama será o próximo artista português a participar do programa Residência em Trânsito. Em Outubro Grama irá para São Tomé e Príncipe, para duas semanas de pesquisas na Roça Residência Artística do Mundo. Residência em Trânsito é um programa colaborativo do Hangar que acontece em vários destinos através de colaborações entre artistas e espaços de arte.

Ver bio João Grama

ZhaoXu0002

Residências em trânsito, programa colaborativo do Hangar que acontece em vários destinos através de colaborações entre artistas e espaços de arte, recebe em Julho de 2018 o artista chinês Zhao Xu, por meio da parceria com Red Gate Residency.

Ver bio Zhao Xu

Maria Trabulo

Temos o prazer de anunciar que a artista Portuguesa Maria Trabulo participará do Programa de Residências em Trânsito em colaboração com o Irão. Em Janeiro de 2019 Trabulo viaja para Teerã para um mês na Residências Kooshk.​

Ver bio Maria Trabulo

Island

Residências em trânsito, programa colaborativo do Hangar que acontece em vários destinos através de colaborações entre artistas e espaços de arte, inicia seu primeiro intercâmbio com a China em Agosto de 2018, quando a artista Mónica de Miranda (PT) irá para Beijing, China para residência na Red Gate Residency.

Mónica de Miranda é uma artista e investigadora nascida no Porto (Portugal) de pais angolanos, descreve-se como uma artista que trabalha na diáspora. O seu trabalho é baseado em temas de arqueologia urbana e geografias pessoais.

Ver bio Mónica de Miranda

OlavoAmado

Residências em trânsito, programa colaborativo do Hangar que acontece em vários destinos através de colaborações entre artistas e espaços de arte, recebe neste mês de Março o artista Olavo Amado, por meio da parceria com a Roça Residência Artística do Mundo, São Tomé e Príncipe.

Artista autodidata, Olavo Amado iniciou sua carreira em 2002 em São Tomé, onde vive e trabalha.

Ver bio Olavo Amado

AndreiaSantana

We are happy to announce that our new cycle of Residencies in transit in collaboration with other independent art spaces had began with R.A.P. Residencias de Arte Panal, in Buenos Aires – Argentina with the Portuguese artist Andreia Santana and will take place between December 2017 and January 2018. More residencies will be announced shortly.

Ver bio Andreia Santana