Skip to content Skip to footer

TALK | Art as Tribute to the Non-Human – Exercises and Open Questions for Ecocentric Expressions

TALK | Art as Tribute to the Non-Human – Exercises and Open Questions for Ecocentric Expressions

19 de Fevereiro, às 18h

Com Andrea Conte (Andreco Studio – Climate Art Project)

Rua Damasceno Monteiro, 12 r/c, 1170-112 Lisboa
3º piso (acesso por escadas)

Conversa em inglês

Entrada livre

A escolha dos temas nas obras de arte é poética e política. As intuições provêm de pormenores, de quadros perdidos que permanecem impressos na nossa mente. Estas visões micro e macro, pelas quais estamos obcecados, são elementos de uma imaginação radical, fragmentos de uma nova teoria política. É tempo de elevar o potencial da arte a um ato de insurreição. Como é que a arte pode ser um elemento das lutas sociais e ambientais? Como podemos sair desta situação lamacenta criada pelos domínios ocidentais capitalistas e coloniais? Quando os preconceitos e as condições de opressão se enraízam nos nossos corpos, como é que nos libertamos deles? Poderá a prática da arte ecológica ser um exercício para nos fazer passar de uma perspetiva antropocêntrica para uma perspetiva ecocêntrica? Pode a arte ser uma ferramenta para prefigurar futuros alternativos?

(1)(Art for Radical Ecologies Manifesto, 2024)

Andrea Conte, diretor do estúdio Andreco (www.andreco.org), trabalha entre a arte, a ciência e a justiça climática. Artista visual com um doutoramento em Engenharia Ambiental, Andrea Conte realizou uma investigação de pós-doutoramento sobre soluções baseadas na natureza para a gestão sustentável da água e a atenuação e adaptação às alterações climáticas em colaboração com a Universidade de Bolonha e a Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Colabora com vários centros de investigação e é membro do grupo de investigação de práticas de Arte Ecológica do Niche, da Universidade Ca’Foscari, em Veneza. A sua investigação artística centra-se na relação entre o humano e o não-humano; entre os ambientes urbanos e a paisagem. Na intersecção da arte, da ciência e do ativismo, a sua iniciativa multidisciplinar, Climate Art Project (www.climateartproject.com), é exemplar da forma como a sua investigação artística e científica se traduz em formas diretas de ação climática. Andrea Conte (Andreco) participou e expôs em vários festivais, museus e galerias internacionais e é professor em várias academias de arte e universidades, onde lecciona cursos de teoria da arte, arte e ecologia, arte e planeamento urbano, engenharia ambiental e humanidades ambientais. Os resultados de três dos seus projectos – Climate Art Project, Flumen (sobre rios) e Aula Verde (sobre arte e silvicultura urbana) – foram recentemente publicados na revista Nature’s Scientific Reports https://www.nature.com/articles/s41598-024-51611-9 ). Future Environment, o projeto de investigação de Andrea Conte é financiado pelo Programa do Conselho Italiano (2024) promovido pela Direção-Geral da Criatividade Contemporânea do Ministério da Cultura italiano. Contacto: info@andreco.org