Skip to content Skip to footer

O programa Residências em Trânsito segue o mesmo formato das residências no Hangar em termos de estrutura e metodologia, mas é desenvolvido num formato de intercâmbio cultural entre Portugal e países estrangeiros.
As residências acontecem em vários destinos através de colaborações entre artistas, espaços de arte e guias locais para a elaboração de percursos criativos e trocas culturais.
As Residências em Trânsito visam, portanto, facilitar o encontro de diferentes nacionalidades e a troca de ideias por meio de práticas artísticas nas áreas das artes visuais, performance, musica, fotografia e vídeo. O objectivo é gerar uma residência durante uma viagem artística que, pela natureza site-specific do programa, cria oportunidades para artistas e públicos locais e promove intercâmbios culturais.

Os artistas participam por meio de convite e também de um Open Call. O programa pretende corrigir assimetrias de acesso à criação e fruição cultural e às residências internacionais, criando condições que favoreçam o desenvolvimento de projetos artísticos num contexto de intercâmbio cultural entre os parceiros e artistas envolvidos no projecto.

Os parceiros estratégicos são: RRAM (São Tomé), Kooshk (Irão), Panal 361 (Buenos Aires), Paos (Mexico City). O Hangar desenvolve também residências na Ethiopia. Como parte do intercâmbio que estes acordos promovem o Hangar receberá artistas destas organizações parceiras em residência na sua sede em Lisboa.