Waters (Pa Nu Poi Koraji), primeiro single de Prétu by Ricardo Março 14, 2019 0 Novidades a decorrer

Waters (Pa Nu Poi Koraji) é o primeiro single de Prétu e será lançado nos próximo dias. A música tem a participação do Lowrasta e o vídeo é dirigido por Chullage e Miguel de Almeida (MDA Colors).

Em Prétu, Chullage decidiu juntar o seu próprio universo sónico ao universo mais escuro das suas letras. O resultado é a justaposição e transformação das suas origens e referências africanas, com as suas influências eletrónicas para expressar o seu pensamento sobre o colonialismo, o panafricanismo e o contexto político de África e da sua diáspora.

“em silêncio, invisível meu corpo se afunda.”

Ao contrário do que aconteceu nos álbuns assinados por Chullage, neste ele produz a sua música a partir de um universo de samples que sempre tiveram ressonância em si ou que fazem parte das suas memórias de infância. O single Waters (Pa Nu Poi Koraji) evoca a reflexão sobre o racismo presente que penetra em todas as coisas em estados diferentes, tal como a água. O vídeo é a ilustração encenada da exploração e genocídio do corpo negro. Ao mesmo tempo, e à medida que progride, coloca o negro como sujeito da sua história. Waters sincroniza cenas do passado com cenas do presente, colocando a atualidade da exploração e descarte do corpo negro em oposição aos discursos pós-raciais. Neste single existe a clara intenção de cruzamento das artes visuais, vídeo, teatro e música na construção de uma outra estética política.

O entrelaçamento entre mensagem lírica (“mudaram os tempos, mudaram as leis, de certa forma ainda estou nessa roça”) e frases imagéticas como black lives matter, sintoniza indivíduos no anseio da libertação. Em Waters é possível identificar referências do movimento, do teatro imagem e físico, de alto contraste. Tudo isso num jogo de imagens entre presente e passado.

O movimento dos sujeitos do vídeo é a metáfora dos movimentos de libertação que, por sua vez, evoluem do desejo para a ideia para a ação de luta. O vídeo foi lançado em conjunto com o site no qual está disponível para visualização e comercialização.

Um lançamento TchadaElektro e Hangar Music, em breve.


you may like