Pedro Hurpia by Editor Abril 24, 2019 0 portfolios

Pedro Hurpia é artista visual e investigador. Foi professor de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) entre 2015 e 2017, lecionando fotografia, desenho e orientação no projecto final de ano.

A prática artística de Pedro Hurpia investiga noções de deslocamento e colapso – não apenas de maneira geográfica, mas também a nível de dissonância cognitiva (stress psicológico) – quando uma pessoa ou um grupo são capazes de neutralizar até mesmo o nível básico da lógica; negando evidências, criando falsas memórias, distorcendo percepções, ignorando afirmações científicas e desencadeando uma perda de contato com a realidade. Seguindo este pensamento de colapso e deslocamento, as contradições humanas do comportamento alinham-se com as falhas geológicas.

Pedro utiliza estratégias ficcionais ao inventar narrativas e ao recriar vários dispositivos existentes para “compreender” fenómenos naturais e anomalias geofísicas que só são percebidas pelo ser humano quando emergem à superfície ou quando o corpo é directamente impactado, como deslizamentos e o som das ondas.

Prémio EDP – Instituto Tomie Ohtake & Instituto EDP


you may like