MINI-HANGAR | ATELIER | ESCULTURAS DE PAPEL by Ricardo Novembro 30, 2019 0 mini-hangar, Novidades a decorrer
MINI-HANGAR | ATELIER | ESCULTURAS DE PAPEL

22 Fevereiro 2020
15h00 — 17h00
5 anos – 10 anos
20€ público em geral, 16€ amigos ou sócios do Hangar
Sujeito a inscrição, crianças/ famílias Inscrições: geral@hangar.com.pt 21 887 1481 l 938 439 060

Detalhes

Esculturas de Papel O que é uma escultura?

Porque é que os artistas criam esculturas? Que materiais podem ser usados para fazer uma escultura? Quem decide onde uma escultura pode ser colocada? Podem esculturas ser feitas de papel? Uma escultura é um trabalho artístico tridimensional que pode ser feito de vários materiais incluindo madeira, pedra, objetos encontrados, metal ou papel. Depois de discutir a definição de uma escultura e de ser mostrado exemplos de esculturas de vários artistas, os estudantes irão pensar sobre o que eles querem expressar/celebrar na sua escultura. Será dada uma base para construir sobre e será mostrada como manipular faixas de papel em um arco, torcer e dobrar. Os estudantes serão encorajados a experimentar com papel, construindo verticalmente, entrelaçando o papel e adicionando textura ao rasgar e amassar o papel. Cada artista terá a sua oportunidade de dar um título ao seu trabalho e partilhar com o grupo

Concepção e Orientação

Raquel Cardoso

Raquel Cardoso, é artista e arte educadora; acredita que somos mais conectados ao nosso *eu* e ao mundo ao nosso redor, quando estamos a criar. Passou os últimos 18 anos compartilhando essa ideia com os alunos da escola pública de Boston, focando nos temas de Justiça social, identidade e valorizando a experiência pessoal de cada criança , dando-lhes voz. Acredita que o seu papel é fornecer espaço, ferramentas e técnicas criativas aos alunos, para estes manifestarem as suas ideias e visão.
Imigrando para os EUA de Portugal quando ainda criança, gerou empatia e conexão por aqueles que atravessam e vivem entre duas culturas, tal como ela própria.
Recentemente regressou a Lisboa para desenvolver a sua prática artística. Raquel é formada pela MSAE da Faculdade de Arte e Design de Massachusetts e recebeu vários prémios, incluindo o prémio SONTAG para educação Urbana. Passou os últimos cinco anos liderando workshops de desenvolvimento profissional de práticas artísticas e culturais para professores no  apoio à diversidade cultural dentro de um grupo de estudantes, desenvolvendo técnicas de comunicação sobre os tópicos de identidade, justiça social e outras questões contemporâneas. Trabalhou em parceria com várias instituições em Boston, nomeadamente o Instituto de tecnologia de Massachusetts e o Instituto de Arte Contemporânea.


you may like