Maria Sassetti by Ricardo Fevereiro 05, 2021 0 portfolios

Nasceu em Lisboa, em 1986.
Tem Atelier em Lisboa.

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, prosseguiu a sua formação em Londres, no Chelsea College of Art and Design. Desde 2008, participou em várias exposições, em projectos individuais, colectivos e co autorais, desenvolvendo um corpo de trabalho que debate as condições do espaço, as memórias e narrativas dos lugares, repetições, situações efémeras e de tensão, através da instalação de desenho, luz e objectos. Destacam-se as exposições (2020) No Centro da Curva, com texto de Inês Valle, Banco das Artes Galeria, Leiria (2019); Linha, Casa da Cultura, Comporta; Off-Site, uma co-produção Atelier Contencioso e Galeria Underdogs, Príncipe Real, Lisboa; Mano-a-Mano, com curadoria de Jorge Catarino, Galeria Águas Livres 8, Lisboa; a participação na Feira de Arte JustLX, em Lisboa, com representação da Roulote Projectos Artísticos; e (2018) XX Bienal de Cerveira, com curadoria de Jaime Silva, Vila Nova de Cerveira, entre outras.

É membro fundador do Colectivo Tempos de Vista realizando projectos expositivos e de curadoria, dos quais se destacam (2015) Circuitos de Repetição, Viarco, Fábrica do Lápis, São João da Madeira; (2014) Estado de Sítio, Plataforma Revólver, Lisboa; (2011) O Espaço em Paralaxe, Observatório Astronómico, Lisboa. Integra, desde 2015, o Atelier Contencioso com o qual participou em intervenções de grande escala no espaço público, nomeadamente as obras (2020) Damasco Prateado, Livensa Living Entrecampos, Lisboa; (2016) Mamba de Jameson, Pensão Amor, Lisboa. Recebeu com o Atelier Contencioso o Prémio A Arte Chegou ao Colombo, com a obra Sopro (2020).

Estagiou no Centro Cultural Wave Hill, Nova Iorque em 2011, onde integrou a equipa de curadoria e produção. É monitora no Serviço Educativo do Museu da Carris para o qual desenvolveu o plano pedagógico e formadora de Desenho, Pintura e Anatomia Artística na Odd-School, em Lisboa.

www.mariasassetti.com