Marco Fedele di Catrano by Icaro Setembro 21, 2021 0 portfolios

Marco Fedele di Catrano é um artista visual interdisciplinar cujas diferentes práticas criativas visam fazer a ponte entre a arte e a sociedade.

O seu trabalho nas áreas da instalação, escultura, fotografia e vídeo caracteriza-se por um manuseamento intuitivo de materiais, objetos e espaços. Em muitos casos, ele processa materiais elementares encontrados que são reconfigurados de forma sintética e metafórica. Seu objetivo é vincular uma forma simples a temas de relevância existencial e político-social. Ao justapor as esferas privada e pública, a intimidade, a violência e a vulnerabilidade, sua obra tenta dar uma imagem a processos humanos racionalizados e econômicos, que na maioria das vezes permanecem invisíveis e não representados. As suas intervenções site-specific são feitas em diálogo com uma arquitetura já existente, tanto em espaços interiores como em espaços urbanos.

Suas obras foram exibidas, entre outras, na Joan Miró Foundation (Barcelona), CII Fabrika (Moscou), Ekaterina Cultural Foundation (Moscou), Haus fur Kunst Uri (Altdorf), la rada (Locarno), Kunstraum Walcheturm (Zurique) , Museo Maga (Gallarate), Museum Mestna Galerija (Lubiana), RAM radioartemobile (Roma), Gallery Mario Iannelli (Berlim), Kunstmuseum Thun (Thun), American Academy (Roma), WUK (Viena) e Multimedia Art Museum (Moscou). Participou do programa paralelo da 54ª Bienal de Veneza com “Extroversion”, um projeto de Franz West, também participou da Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2010, com o projeto “Epicentro”. E em 2017 participou 7ª Bienal de Moscou. Ele ganhou o Prémio Federal Suíço de Arte Visual “Swiss Art Awards 2013”.

Atualmente vive e trabalha entre a Itália (Roma) e a Suíça (Zurique). Obteve seu mestrado na Zhdk (Escola de Arte de Zurique).