Laila Hida by Icaro Agosto 18, 2021 0 portfolios

A obra de Laila Hida explora, através de projetos individuais e coletivos, espaços não “negociados” de práticas sociais, bem como explora a ideia de transformação como uma constância.

O seu projeto atual Everything is Temporary (2015-2021) baseia-se em um arquivo pessoal — textual e fotográfico. E através deste projeto, Hida traça uma arqueologia do íntimo, observando as variações psicológicas do amadurecimento e da formação de sua obra ao longo do tempo e do espaço.

Em 2019-2020, ela desenvolveu, através desta mesma metodologia, um projeto coletivo com talentosas mães de Dar Bellarj. Este projeto, entitulado About Us, explorou a evolução da prática fotográfica nos últimos 50 anos e a relação com o meio fotográfico na família marroquina, tendo como base o álbum de família e a fotografia vernacular.

Em 2013, os projetos artísticos e empresariais de Hida se fundiram quando ela deu início ao LE 18, um espaço de arte multidisciplinar com sede em Marrakech. O LE 18 é um espaço que busca questionar e explorar o impacto do meio ambiente nas abordagens artísticas, além de promover a pesquisa. Os programas do LE 18 oferecem uma oportunidade aos artistas, curadores e pesquisadores de experimentarem, aprenderem e partilharem conhecimentos e experiências por meio de exposições, encontros, workshops e residências. E dessa forma, o LE 18 cria e promove redes sociais e criativas que beneficiem as comunidades locais.