EVENTO – Cinema Contemporâneo em Angola / Visão de uma Geração by Icaro Junho 03, 2022 0 Novidades, PostArchive eventos

Cinema Contemporâneo em Angola / Visão de uma Geração

07 Junho – 19h

Com Jorge Cohen | Geração 80

Sinopse

Nesta lecture dada por Jorge Cohen teremos um panorama sobre o cinema Angolano contemporâneo, com base na experiência adquirida pela produtora Geração 80 na última década, suportada por exemplos reais de produção dos filmes o Nossa Senhora da Loja do Chinês (2022), Ar Condicionado (2020) e Independência (2015). Num contexto com apoios e políticas culturais pouco claras, como criar uma modelo de negócio sustentável e garantir uma produção constante e de qualidade? Abordaremos essas questões, aprofundando temas como financiamento, constituição de equipa, distribuição e trabalho em colectivo.

Biografia

Jorge Cohen nasceu e cresceu em Luanda. Co-fundador da Geração 80, uma produtora audiovisual que nos últimos 10 anos tem como objetivo criar conectar gerações e produzir cinema nacional. Hoje a motivação ainda é ver Angola na tela, contar histórias africanas e coletivamente fazer cinema. Cohen entende o papel de um produtor como o lugar para reinventar paradigmas e a criação de modelos sustentáveis de produção cultural.

Jorge tem um mestrado em Indústrias Culturais e Criativas Globais pela SOAS, Universidade de Londres (2018) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa (2009). Produziu grande parte dos filmes da produtora, com destaque para Nossa Senhora da Loja do Chinês (2022), “Ar Condicionado” (2020) e o “Independência” (2015), o seu trabalho circulou por dezenas de festivais de cinema e tem sido acarinhado nacional e internacionalmente.