‘Collaboration and Experimentation ‘Inside’ the Institution’
29 de Fevereiro, 2024 | 18h30
Com a curadora Rita Ouédraogo
Conversa no 3º piso do Hangar, em inglês
O que significa colaboração quando se está a fazer curadoria a partir e com um espaço-projeto experimental dentro de uma instituição de larga escala como o Stedelijk Museum Amsterdam? A curadora fundadora Rita Ouédraogo convida o público a entrar na sua prática curatorial no Buro Stedelijk. Buro Stedelijk é um lugar para descobrir a cena artística dinâmica e futurista de Amesterdão. Ao encorajar colaboração entre artistas, comunidades e instituições, o Buro Stedelijk pretende inspirar novas perspetivas e participação cívica ativa.
Rita Ouédraogo é uma curadora, investigadora e escritora sediada em Amesterdão. Desenvolve projectos experimentais e colaborativos em curso e programas públicos sobre colaboração, arquivos, colonialismo, diáspora africana, poder institucional, contracultura, cultura popular e questões sociais. Tem um mestrado em Antropologia Cultural e Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Amesterdão. Ouédraogo trabalhou em vários projectos destinados a tornar as colecções dos museus mais acessíveis, bem como em projectos fora das estruturas institucionais. Investiga questões relacionadas com a cooperação e a solidariedade que exploram modos de práticas colaborativas que ultrapassam as diferenças de poder, especialmente num quadro descolonial. É co-curadora-fundadora do Buro Stedelijk, o espaço de projectos do Museu Stedelijk. Um lugar para descobrir a cena artística dinâmica e inovadora de Amesterdão.
Evento no contexto do Institution(ing)s, parte da investigação “Permacultures of Care”, coordenada por Luísa Santos. Programa com o apoio da República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes.