Anna Berger by Ricardo Fevereiro 08, 2019 0 portfolios

Anna Berger (Moscovo, 1991) é uma pintora/ilustradora que vive e trabalha em Tel Aviv. Estudou ilustração na Escola Superior Britânica de Arte e Design, Moscovo (Universidade de Hertfordshire, Reino Unido), enquanto trabalhava com várias empresas e revistas como ilustradora freelancer. Depois de se formar com um DipHE em Ilustração, mudou-se para Israel em 2013 e começou a trabalhar principalmente em projetos pessoais numa nova (para ela) realidade de auto-expressão e aceitação da cultura local. Finalmente, sua voz foi válida e apoiada pelo público israelense, que trouxe a narrativa para os seus visuais. Baseou-se diretamente no histórico de restrições e proibições da sua terra natal.

Berger afirma: “Eu não queria falar sobre sexo, mas queria usar a erótica como uma ferramenta para comunicar algo mais vulnerável. Indica a medida de liberdade que uma pessoa adquiriu; indicava controlo intelectual sobre as suas experiências instintivas e emocionais. É arcaico, primitivo e direto. Queria falar sobre o assunto pouco claro, bizarro e intocável; o assunto que eu não tive a oportunidade de observar na minha infância e entender logicamente como uma intimidade adulta. Os momentos subestimados, mas significativos de algo absoluto. Desde 2014, comecei a observar intimidade em toda parte – como desejo interior, experiência real, histórias de alguém. Descobri isso na lista dos meus filmes, pintores e livros favoritos – é uma narrativa comum desde então, que está a mudar as suas formas e direções.”

A artista captura estes momentos frágeis, cuidadosamente preservados como momentos de propriedade privada, em linhas dominantes, todos enquadrados como se espiassem algo restrito e inacessível. O seu trabalho pode ser colocado no campo mais amplo da arte: das impressões aos murais, pinturas, comunicação visual, etc.


you may like