Skip to content Skip to footer

Ana Bilankov

Ana Bilankov é uma artista visual e realizadora, nascida em Zagreb e baseada em Berlim. A sua prática conceptual e contextual — que abrange o cinema experimental, a fotografia, a instalação de vídeo e o texto — explora temas como a poética e a política do desenraizamento, a migração, a memória individual e coletiva, e a construção da identidade em estados de transição.

Estudou História da Arte e Língua e Literatura Alemã nas Universidades de Zagreb e Mainz; Fotografia Artística em Wiesbaden; e completou o programa de pós-graduação Fine Art in Context na Universidade das Artes de Berlim (Mestrado). Bilankov recebeu várias bolsas do Senado de Berlim para a Cultura e participou em numerosas residências artísticas na Europa e nos Estados Unidos, incluindo Residency Unlimited e Pioneer Works em Nova Iorque; Wexner Center for the Arts, Columbus, Ohio; Q21_MuseumsQuartier, Viena; Watershed Media Center, Bristol (Reino Unido); e Moscow House of Photography, Moscovo.

O seu trabalho foi exibido e apresentado internacionalmente em locais como o ICA, Londres; Galleria d’Arte Moderna, Palermo; Museu de Arte Contemporânea, Zagreb; Sinema Transtopia, Berlim; Gallery at New York Media Center e como projeção na Ponte de Manhattan, Nova Iorque; Instituto de Arte Contemporânea, Zagreb; Photon Gallery, Liubliana; Kino Arsenal, Berlim; Museu Nacional, Gdańsk; Dazibao – Centre de Photographies Actuelles, Montreal; Collegium Hungaricum, Berlim; Collegio Armeno, Veneza; Museu de Arte Moderna e Contemporânea, Rijeka; e na 1.ª Bienal de Moscovo, no Museu de Arte Moderna de Moscovo.

A sua mais recente curta-metragem documental experimental, Chasing the Sun: El Shatt, reconstrói uma memória fragmentada de uma história pouco conhecida de migração no Mediterrâneo e foi apresentada em mais de trinta festivais internacionais de cinema, incluindo o Festival Internacional de Curtas de Oberhausen, BIEFF Bucareste, 25 FPS Zagreb, Kassel Docs, Glasgow Short Film Festival, Achtung Berlin, London Short Film Festival, Beijing Shorts, Olhares do Mediterrâneo (Lisboa), Ismailia International Film Festival for Documentary and Shorts (Egito), Arkipel Jakarta, L’Europe autour de l’Europe (Paris), Sole Luna Doc Film Festival (Palermo) e Istanbul Experimental. O filme recebeu vários prémios.

––
A residência é financiada pelo Departamento do Senado de Berlim para a Cultura e Coesão Social.