Adolfo Bimer by Ricardo Abril 27, 2019 0 portfolios

Adolfo Bimer (Santiago, 1985). BFA Artes Visuais Universidade do Chile (2011) e História da Arte na Utrecht Universiteit (2007). Desde 2014, é co-director da organização artística chilena Sagrada Mercancía, que trabalha num espaço independente no centro de Santiago, focado em promover novas práticas de produção e discussão da arte contemporânea, desenvolvendo vários projectos, principalmente no Chile e na América Latina.

A sua prática indaga sobre como os sistemas de produção de imagens médicas representam o corpo humano e como esses dados influenciam a compreensão social de nós mesmos.

Tipologias de arquivos médicos, como microscopia, raios X, varreduras e desenhos anatómicos, coincidem com os acidentes materiais que ocorrem durante a experimentação no estúdio. A informação gerada através destas tecnologias é distorcida para a produção de pinturas, fotografias, esculturas e objectos, configurando uma linguagem visual capaz de inspeccionar a noção clínica de doença que nós, como indivíduos, suportamos. O seu trabalho transforma amostras em imagem, dados e um objeto ao mesmo tempo.


you may like