Video Screening
I’m looking at that wardrobe, but it was smaller
de Salomé Lamas
curadoria: Bruno Leitão
Inauguração: 15 de Março | 19h00
patente até 2 de Abril
[ Quarta-feira a Sábado l das 15h-19h ]
_______________________________________
A TORRE/THE TOWER (2015) 8′
Filme HD (cor, estéreo); sem diálogos,
LE BOUDIN (2014) 16’
Filme HD (cor, estéreo); línguas: português+alemão, legendas em inglês
TERRA DE NINGUÉM/NO MAN’S LAND (2012) 72’
Filme HD (cor, estéreo); língua: português, legendas em inglês
O trabalho de Salomé Lamas situa-se no registo de não-ficção para então utilizar recursos no limite do ficcional e criar filmes que apesar de ancorados em factos exploram histórias e partes da História que ficaram por reconhecer ou simplesmente por retratar: o drama dos conflitos armados, os efeitos psicológicos naqueles que cometem actos de guerra em nome de governos ou indivíduos, com maior ou menor legitimidade legal e moral.
No Hangar exibir-se-ão três filmes: TERRA DE NIGUÉM e LE BOUDIN, cujos protagonistas foram combatentes e mercenários cujos relatos pessoais desafiam a imaginação. As histórias que contam estão ligadas ao passado colonial Português, ao nosso sistema penal e correccional e à incapacidade das democracias em fazer cumprir os seus próprios ideais.
Entre estes dois vídeos será exibido o ensaio visual A TORRE, que permite um escape e a antevisão de outros universos em que se move a realizadora nomeadamente a convivência entre o simbólico e o real.
Salomé Lamas (n.1987) vive e trabalha em Lisboa. Estudou Cinema (realização e montagem) na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e em Praga (FAMU International + Charles University). Tem um mestrado em artes plásticas do Sandberg Institute em Amesterdão e é doutoranda em estudos artísticos (estudos fílmicos) na Universidade de Coimbra. O seu trabalho tem sido exibido em espaços artísticos e festivais de cinema no panorama nacional e internacional. Em 2012 ganhou uma menção honrosa na Bolsa Ernesto de Sousa, o prémio Novo Talento/FNAC do Indielisboa2012 e o prémio de Melhor Documentário competição internacional no 20º Curtas Vila do Conde. É investigadora e realizadora de cinema.