Video Screening

I’m looking at that wardrobe, but it was smaller

de Salomé Lamas

curadoria: Bruno Leitão

Inauguração: 15 de Março | 19h00

patente até 2 de Abril

[ Quarta-feira a Sábado l das 15h-19h ]

_______________________________________

A TORRE/THE TOWER (2015) 8′

Filme HD (cor, estéreo); sem diálogos,

LE BOUDIN (2014) 16’

Filme HD (cor, estéreo); línguas: português+alemão, legendas em inglês

TERRA DE NINGUÉM/NO MAN’S LAND (2012) 72’

Filme HD (cor, estéreo); língua: português, legendas em inglês


O trabalho de Salomé Lamas situa-se no registo de não-ficção para então utilizar recursos no limite do ficcional e criar filmes que apesar de ancorados em factos exploram histórias e partes da História que ficaram por reconhecer ou simplesmente por retratar: o drama dos conflitos armados, os efeitos psicológicos naqueles que cometem actos de guerra em nome de governos ou indivíduos, com maior ou menor legitimidade legal e moral.

No Hangar exibir-se-ão três filmes: TERRA DE NIGUÉM e LE BOUDIN, cujos protagonistas foram combatentes e mercenários cujos relatos pessoais desafiam a imaginação. As histórias que contam estão ligadas ao passado colonial Português, ao nosso sistema penal e correccional e à incapacidade das democracias em fazer cumprir os seus próprios ideais.

Entre estes dois vídeos será exibido o ensaio visual A TORRE, que permite um escape e a antevisão de outros universos em que se move a realizadora nomeadamente a convivência entre o simbólico e o real.

Salomé Lamas (n.1987) vive e trabalha em Lisboa. Estudou Cinema (realização e montagem) na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e em Praga (FAMU International + Charles University). Tem um mestrado em artes plásticas do Sandberg Institute em Amesterdão e é doutoranda em estudos artísticos (estudos fílmicos) na Universidade de Coimbra. O seu trabalho tem sido exibido em espaços artísticos e festivais de cinema no panorama nacional e internacional. Em 2012 ganhou uma menção honrosa na Bolsa Ernesto de Sousa, o prémio Novo Talento/FNAC do Indielisboa2012 e o prémio de Melhor Documentário competição internacional no 20º Curtas Vila do Conde. É investigadora e realizadora de cinema.