17 Dezembro 2016 das 15h > 19h

Apresentação das pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelos artistas durante a residência.

Artistas Residentes

JOÃO VASCO PAIVA (PT | HONG KONG)

ANDREIA SANTANA (PT)

CESAR SCHOFIELD CARDOSO (CABO VERDE)

LAILA HIDA (MARROCOS)

LEAH GORDON (UK)

 

Residência Culinária: Walter Alexandre

Jantar Angolano Público + set de música

Ementa: Súmater (peixe seco na brasa com molho dinhungo)  l vinho e água l

Preço: 10 euros

Reservas: geral@hangar.com.pt

20h > 23h

Sobre o Workshop

Left overs é a 5ª edição do Workshop Internacional organizado pelo Hangar em parceria com a rede internacional Triangle Network (TN). Left overs pretende ser uma reflexão sobre a ruína, os restos e os fragmentos das memórias daquilo que ficou fora da cartografia histórica e além das margens da memória. Tudo aquilo  que se tentou apagar ou que ficou remanescente do que já passou e não mais importa, seja porque ficou para trás, ou por ter se transformado num arquivo morto ou em destroço sem uso ou lugar. Left overs propõe novas abordagens de reflexão sobre as sombras e os resíduos das memórias pessoais e colectivas culturais de narrativas diversas, em conexão a assuntos como história arquivada, a cidade esquecida, os impérios derrotados, o álbum de família perdido ou as histórias fora do seu lugar.

O Workshop segue o modelo da TN, que consiste em reunir um pequeno grupo de artistas (metade nacionais, metade internacionais) para, em conjunto, desenvolverem intercâmbios artísticos durante duas semanas, num formato de residência artística. Nesta edição, participaram os artistas João Vasco Paiva (PT | Hong Kong), Andreia Santana (PT), Cesar Schofield Cardoso (Cabo Verde), Laila Hida (Marrocos) e Leah Gordon (UK). O grupo é escolhido numa lógica de paridade entre géneros e nacionalidades. O objectivo deste workshop é reunir artistas que, para além das suas práticas artísticas, são também activos como produtores culturais e que dinamizam projectos independentes em diferentes geografias.

Um programa com conversas, seminário e Open Day, abertos ao público, completam as actividades do Workshop, dando apoio e visibilidade aos trabalhos em desenvolvimento.