Hangar I Triangle Network 6ª Edição

Workshop Internacional de Artista

(IM)POSSIBILITIES

PROGRAMA PUBLICO*

Conversa com os artistas internacionais participantes do Workshop – Charles Bhebe (Zimbabwe), Nii Obodai (Gana) e Nikissi Serumaga (Uganda) e o Curador João Silvério (PT).

8 de Dezembro, Sexta-feira, 18h

Entrada Livre

* devido ao caráter internacional do workshop a conversa será em inglês.

©Nii Obodai

Charles Bhebe (Zimbabwe)
Charles Bhebe nasceu em Lupane, Zimbábue. Vive e trabalha em Bulawayo. Estudou artes plásticas no Mzilikazi Art and craft center. Trabalhou como artista free lancer na Galeria de Arte Nacional em Bulawayo em 1997 -1998. Em 1998 foi para a Alemanha, onde viveu por seis anos. Seu trabalho se concentra em imagens figurativas e suas relações com ambiente social. Bhebe desenvolve uma linguagem visual para traduzir sua experiência emocional e descobriu um modo de se expressar visualmente através desses elementos, linhas e cor. Seu trabalho tem um forte interesse pelas interações humanas no ambiente urbano – vendedores de rua, personagens obscuras, homem e mulher que habitam as cidades. Seu processo envolve a escolha desses personagens como mediadores da sua mensagem, os personagens tornam se objetos de suas narrativas. Suas pinturas geralmente integram elementos de familiaridade para buscar o diálogo e a compreensão do público. Charles Bhebe participou do Pavilhão do Zimbábue na Bienal de Veneza 2017.

Francis Nii Obodai Provencal (Gana)
Nii Obodai é fotógrafo. Vive e trabalha em Accra, no Gana. Sua fotografia investiga os aspectos das complexas relações dentro da cultura urbana e rural, registrando a realidade dinâmica da nossa espiritualidade e meio ambiente, contando as histórias das pessoas com quem ele se conecta. Seu trabalho tem sido largamente exibido. Nii Obodai é membro fundador do Beyond Collective, em Accra. Criou o Nuku Studio, onde promove um programa anual de oficinas com o objectivo de desenvolver o conhecimento fotográfico e a criatividade, além de melhorar as habilidades de comunicação junto aos fotógrafos. O estúdio também oferece residências e serviços de apoio ao gerenciamento de projetos fotográficos.

Nikissi Serumaga (Uganda)
Nikissi Serumaga é diretora de programação do 32° East | Ugandan Arts Trust, espaço criado para o desenvolvimento profissional de artistas ugandeses. Durante todo o ano, Nikissi Serumaga desenvolve e executa uma programação com obras dos artistas que estiveram em residência no espaço, além de oferecer recursos aos artistas para que possam desenvolver suas habilidades técnicas e conceituais. Serumaga se conectou com o cinema africano quando foi coordenadora do Festival de Documentários da Cidade do Cabo, Africa do Sul, programadora do Maisha African Film Festival em Gulu, seu apoio à programação África/Oriente Médio no Festival Internacional de Cinema de Toronto e como produtora de elenco no filme Queen of Katwe (dir. Mira Nair, 2016) em Kampala. Nikissi realizou o documentário “The Master and the Movie Doctor”, o vídeo “Speak Soon” como parte da residência pop-up E.A.S.T e a instalação “Our Things”, com a fotógrafa ugandesa Darlyne Komukama. Nikissi Serumaga tem textos publicaos na revista Pencil Tribe e na Revista do Festival Internacional de Cinema de Toronto.