Yanyun Chen by Ricardo Janeiro 14, 2020 0 Portefólios

Dr. Yanyun Chen (1986, Cingapura) é artista visual e trabalha com desenho, novas mídias e instalação. Suas obras escavam heranças carregadas no corpo, desvendando noções históricas, estéticas, culturais, tecnológicas e genéticas de corporeidade. Ela pesquisa feridas culturais e conta histórias autoficcionais de tradições de dote, cicatrizes, valores familiares, nudez e tempo encarnado. Recebeu o prestigiado Prêmio Jovem Artista do Conselho Nacional de Artes (2020), o maior prêmio de Cingapura para jovens praticantes de artes. Seus trabalhos também foram premiados com o Prêmio de Melhor Animação Q3 do Festival Internacional de Cinema Indie de Praga (2020), Prêmio ArtOutreach IMPART Visual Artist (2019), Prêmio de Melhor Direção de Arte do National Youth Film Awards (2019), Prêmio de Escolha do Povo de Jovens Talentos do Presidente do Museu de Arte de Cingapura ( 2018) e Japan Media Arts Festival (2012). Leciona no Yale-NUS College Singapore e assumirá o cargo de Professora de Prática em Desenho na Tuft University School of Museum of Fine Art em 2023.

Em Family Stories : Volume 3 “Discipline: The shit we tell ourselves” (título provisório), examina os princípios da justiça transformadora, a história do castigo corporal em Cingapura e as histórias pessoais e comunitárias de disciplina e punição na infância. Na recontagem de histórias de disciplina infantil, o mecanismo de reescrita do trabalho de memória revela ilusões e delírios de autoficção e narrativa. O projeto busca considerar – com humor irreverente – histórias familiares reunidas e lembradas sobre as formas como foram disciplinadas enquanto cresciam, que ao contrário do castigo, muitas vezes é recheada de boas intenções. Family Stories : Volume 3 “Discipline: The shit we tell ourselves” (título provisório) é a terceira prática artística e de pesquisa de longo prazo, seguindo “Cicatrizes que nos escrevem” (2018), apresentada e premiada no President’s Young Talent 2018 e “Stories of the Woman and her Dowry” (2019-2022), exibido na Grey Projects and Objectifs Chapel Gallery Singapore.