WORKSHOP | RECOMPOR O ARQUIVO by Icaro Fevereiro 10, 2021 0 Novidades a decorrer, Workshops a decorrer, Workshops no Hangar

Artista / Educador: Délio Jasse

Datas: 17 à 22 de Maio | (Horário a definir)

Público-alvo: jovens da diáspora africana ou imigrantes, entre 18 e 30 anos de idade

Preço: GRATUITO!

workshop-fotografia_recompor-o-arquivo

O workshop terá um duplo objetivo: apresentação de algumas técnicas de processos fotográficos alternativos (cianótipo, Van Dyke Brown, etc.) tanto do ponto de vista teórico como prático. As técnicas adquiridas serão utilizadas para criar projetos pessoais que deverão partir do conceito de memória coletiva e memória individual.

A parte prática vai incluir pesquisas quer colectivas (pesquisa na Feira da Ladra, etc) quer individuais (arquivo de família, alguns esboços jornais, etc) e exercícios práticos onde os materiais encontrados serão trabalhados utilizando as técnicas fotográficas alternativas apresentada na primeira parte do workshop. O objectivo final do curso será a criação de uma obra por parte de cada participante.

CONCEPÇÃO E ORIENTAÇÃO

Délio Jasse (Luanda, 1980) vive e trabalha em Milão. No seu trabalho fotográfico, Jasse junta imagens, encontradas a traços de vidas passadas (passaportes encontrados, álbuns de família) para traçar ligações entre a fotografia – nomeadamente o conceito da “imagem latente” – e a memória. Jasse é também conhecido por experimentar com os processos da fotografia analógica como o “Van Dyke Brown” assim como para desenvolver as suas próprias técnicas de impressão. Os processos analógicos que Jasse utiliza conferem aos seus trabalhos um carácter monotípico, subvertendo a reprodutibilidade do medium fotográfico, através da intervenção directa sobre suportes não convencionais assim como a aplicação de emulsão com notas cromáticas.

Exposições recentes incluem a colectiva Recent Histories: New Photography from Africa at the Walther Collection Project Space em Nova Iorque, a seleção oficial da Bienal de Dakar em 2016, Milan Expo (Pavilhão de Angola, 2015), a Fundação Calouste Gulbenkian (2013) e os Encontros Fotográficos de Bamako (2017 e 2011). Em 2014 foi um dos três finalistas do prémio BES Photo e em 2015 foi seleccionado para a representação oficial angolana na 56° Bienal de Veneza, em Itália.

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

•  O workshop é dirigido aos jovens da diáspora africana ou imigrantes, entre 18 e 30 anos de idade;
•  CV com telefone e email;
•  Estar disponível para participar do workshop gratuito a tempo inteiro e durante todo o período em que se realiza.

As candidaturas devem ser enviadas unicamente para o email: hangar.xerem@gmail.com até dia 2 de Abril 2021
especificar no assunto: Workshop Recompor O Arquivo

GRATUITO!
DATA LIMITE: 2 de Abril, 2021

O projecto Space Station Lisbon tem o apoio EnergiaBIP/ZIP

Logotipos da Câmara municipal de Lisboa e BIP ZIP.