Os sintomas do Mundo
Workshop com Susana Caló | ‘No Rastro do Lobo’ – Sessão 8
20 de Maio, 18h às 21h
Rua Damasceno Monteiro, 12 r/c, 1170-112 Lisboa
Em português
3º andar, acesso por escadas
Entrada livre, participação limitada a 20 pessoas
Inscrição mediante breve nota de motivação de um parágrafo até 14 de Maio
Se os sintomas são sintomas do mundo e não expressões individualizadas de um corpo único e isolado, então a única terapia possível é aquela que o recoletiviza e se assume como transversal aos corpos alargados e às suas ecologias. A que outras práticas, equipamentos e instituições é que isso corresponderia? E que outras articulações de saberes e práticas?
Este trabalho de descolonização da saúde mental só pode ser realizado com a convergência de todos aqueles imbricados na sua experiência, e a partir de um saber que é corpo, popular e diverso. Por isso convidamos pacientes, famílias, ativistas da saúde mental, profissionais de saúde, todos os interessados e visados para partilharem as suas experiências em primeira voz, para juntos desdobrarmos um pensamento menos organizado e mais liberto.
Se o mundo está doente a coisa mais sã é criar as condições coletivas para a sua transformação.
Um programa mais detalhado do encontro será partilhado antecipadamente com todos os participantes que incluirá breves leituras opcionais.
Susana Caló é investigadora em filosofia, psicoterapia institucional, histórias menores da psiquiatria e psicopolítica. Estudou psicologia e filosofia. O seu doutoramento em filosofia centrou-se na política da linguagem e da semiótica na prática do ativista e psicanalista Félix Guattari. A sua investigação centra-se em histórias negligenciadas de práticas psi nas suas intersecções com lutas sociais e políticas mais amplas e é influenciada pelo tecer de redes entre coletivos ativistas de saúde mental e práticas alternativas de cuidados coletivos, tendo organizado vários fóruns de grupo no Reino Unido e em França. Faz parte dos coletivos Other Ways to Care, Chaosmosemedia e Earthsea.
‘No Rastro do Lobo’ Programa de investigação com curadoria e orientação de Margarida Mendes.
‘No Rastro do Lobo’ é um programa de práticas sensoriais e palestras centradas na ecologia decolonial e na justiça restaurativa que explora formatos pedagógicos para debater formas de reparação colectiva, restauração, resiliência e cura. Ao longo de quatro anos, as sessões serão conduzidas por profissionais das artes, das humanidades ambientais e dos estudos pós-coloniais, e abarcam temas como o mutualismo e a reciprocidade, trabalhando para a reparação de relações ancestrais.