TALK | Como plantar bananeira em Portugal?
20 de Março, 18h
Rua Damasceno Monteiro, 12 r/c, 1170-112 Lisboa
3º andar (acesso por escadas)
Entrada gratuita
Conversa em português
Conversa moderada por Cristiana Tejo
A conversa tem como ponto de partida o tópico equívoco. Ao pesquisar no Google sobre o termo Musa Paradisíaca uma das opções oferecidas pela ferramenta de busca é como plantar uma bananeira em Portugal? A expressão plantar bananeira no Brasil significa além do ato de semear a fruta, ficar de cabeça para baixo com o corpo esticado verticalmente apoiado pelas mãos. Este gesto coloca-nos sob uma nova perspectiva invertida das coisas. Ao nomear-se Musa paradisíaca, nome científico da banana (uma história que revela uma sequência de equívocos), o duo enuncia logo de saída seu interesse em rediscutir o mundo sob novos termos.
Musa paradisiaca é o duo formado por Eduardo Guerra e Miguel Ferrão, ambos de Lisboa e nascidos em 1986. Desde 2010, têm explorado diversas formas de expressão, como esculturas, filmes, desenhos e ações performativas. O duo destaca a importância da oralidade e do diálogo no seu trabalho artístico, onde se manifesta a tensão entre a expressão individual, representada pelo “autor”, e a coletividade. Procuram integrar diferentes perspectivas e competências de uma variedade de entidades, praticantes, especialistas e referências, tanto coletivas como individuais, num processo colaborativo em constante evolução.
As exposições do duo foram exibidas em vários locais de prestígio em Portugal, como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação de Serralves e o MAAT, bem como internacionalmente em locais como Frac Pays de La Loire em Nantes, Horanggasy Artpolygon em Gwangju, Haus der Kulturen der Welt em Berlim, Fondation d’entreprise Pernod Ricard em Paris e Whitechapel Gallery em Londres.