Talk – Anticolonial Cartographies: Reimagine the Visual Narrative by Icaro Fevereiro 16, 2022 0 Novidades

Talk – Anticolonial Cartographies: Reimagine the Visual Narrative

Data: 26 de Fevereiro, das 18h às 20h

© Dawit L. Petros, Untitled, Prologue II , 2015

Cindy Sissokho (França) e Fabián Villegas (México) conversam sobre suas respectivas práticas e compartilham reflexões comuns que interrogam os esforços da estética anticolonial nas práticas curatoriais e artísticas, especificamente no âmbito da cultura visual e da fotografia contemporânea. Um dos objetivos desta conversa é ativar um diálogo sul-sul que possa refletir sobre o papel que o olhar ocidental-cêntrico tem desempenhado na construção de uma narrativa colonial de espaço, temporalidade, regimes de representação sobre o Sul Global, itinerários diaspóricos, processos migratórios e corpos racializados. Como a fotografia e as culturas visuais podem ser uma possibilidade de encontros pedagógicos e políticos para a imaginação radical e metáforas do futuro?

Fabian Villegas
Escritor, jornalista, artista de palavra falada e pesquisador em epistemologias do Sul, pensamentos decoloniais e estudos raciais. Desde 2007 até hoje, Fabian Villegas tem sido convidado a dar múltiplas conferências, seminários, palestras e workshops em várias universidades e centros acadêmicos, bienais de arte de renome e centros culturais comunitários em todo o mundo (México, República Dominicana, França, Espanha, Porto Rico, Brasil, Uruguai, Argentina, Guatemala, Dubai, Marrocos, Costa Rica, Estados Unidos, Venezuela, Belice, cofundador do Contranarrativas, projeto colaborativo que busca criar espaços horizontais de produção de conhecimento para estimular a visibilidade, disseminação e produção de epistemologias decoloniais, narrativas e estéticas periféricas do Sul Global. Nascido na Cidade do México, Villegas reside atualmente na República Dominicana.

Fabián Cevallos Vivar é investigador de Pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes e Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, Universidade de Coimbra. É Investigador e Professor no Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)/Centro de Estudos Sociais (CES) e Investigador na Universidade de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA).

Cindy Sissokho
Cindy Sissokho (n. Montreuil/França) é produtora cultural, curadora e escritora com interesse específico em aspectos intelectuais, políticos e artísticos da decolonialidade nas artes e na cultura. Seu trabalho é alimentado pela urgência de ampliar e difundir epistemologias e novas produções culturais do Sul Global.

Seu trabalho curatorial é uma prática de desobediência contrária aos discursos hegemônicos e políticas institucionais neoliberais ao implementar a desordem. Ela o faz trabalhando por meio de práticas colaborativas, escrita acessível e ferramentas e trocas pedagógicas cotidianas, entre outros.

Atualmente trabalha como Curadora e Produtora de Projetos Especiais no New Art Exchange em Nottingham (Reino Unido).