Stef Fusani é um artista e designer experimental italiano, residente em Madrid desde 2008. O seu trabalho investiga o indivíduo em constante negociação com a realidade, tentando metabolizar os seus estímulos através da fisicalidade.
O seu trabalho aborda a origem dos processos de produção em relação aos hábitos humanos do século XXI. Utilizando estratégias não padronizadas e diferentes materiais e meios, os seus projetos têm como objetivo desenvolver novas formas de ver e de se relacionar com a cultura material contemporânea.
O seu trabalho foi exibido em museus como o MAMbo em Bolonha, o Maat em Lisboa, e foi adquirido para a coleção permanente do MAXXI em Roma, assim como em galerias e espaços expositivos em Madrid, Milão, Londres, Nova Iorque, Miami e Berlim, além de várias feiras internacionais. Ao longo da sua carreira, desenvolveu diferentes projetos localizados no espaço fluido entre arte e design, analisando as relações entre cultura visual, cultura material e artes plásticas.
É fundador do estúdio de design experimental STANDARD404 (anteriormente conhecido como La Cube), trabalhou também como curador independente, é cofundador do coletivo Molto Molto Fuori, uma plataforma curatorial com sede em Madrid ativa até 2019, e cofundador do Malerbe, um laboratório de pesquisa interdisciplinar sobre cultura material contemporânea. Além disso, é cofundador do Cinema Parentesi, um coletivo que trabalha na curadoria, divulgação e cenografia de instalações relacionadas com videoensaios produzidos por artistas, designers e arquitetos.
Ensinou em várias universidades entre Madrid e Turim e atualmente dirige o curso anual de Design Colaborativo no IE (Instituto de Empresa). Também lecionou inúmeros workshops em várias escolas e academias, incluindo a Universidade Politécnica de Madrid (ETSAM).