WORKSHOP | Self-build universes by Ricardo Agosto 28, 2018 0 Novidades anteriores, Workshops no Hangar

Self-build universes : Territory, Survival, Art and Urbanism com estudantes do Sandberg Instituut – The Studio for Immediate Spaces
Maio 2018

DETALHES

Participantes: Andrea Belosi, Elizaveta Strakhova, Naomi Credé, Malissa Canez Sabus, Mirko Podkowik, Mathilde Helbo Stubmark, Maike Statz, Elia Castino, Gauthier Chambry, Niels Albers, Samuel Kuhfuss Gustavsen, Liene Pavlovska, Francesca Lucchitta, Davide-Christelle Sanvee.

O workshop trabalha os conceitos de espaço e território e, simultaneamente, observa os bairros autoconstruídos da Lisboa suburbana e a maneira como artistas internacionais se referem a estes espaços marginalizados para reivindicar vozes políticas e sociais. É um workshop prático e teórico com convidados tais como curadores, investigadores, arquitectos e artistas.

Como resultado final do workshop, os alunos desenvolveram em co-criação diferentes instalações artísticas, performances e experiências baseadas nas visitas a estes territórios e no contacto com os diferentes artistas.

Conceito e coordenação: Mónica de Miranda
Sandberg Instituut, Diretor de Departamento da SIS: Leopold Banchini
Curadores convidados: António Brito Guterres, Bruno Leitão, Carlos Carneiro, Héctor Zamora e Colectivo Warehouse
Produção: Ana de Almeida e Irina Leite Velho

Sandberg Instituut – Curso “O Estúdio para Espaços Imediatos (SIS)” investiga o espaço em todas as suas formas e implicações. É uma plataforma autónoma para reflexões que vão desde comentários e análises até às realidades espaciais atuais e processos de produção. Utilizando as ferramentas do geógrafo, do urbanista, do arquiteto ou do designer, criamos novos fundamentos para a investigação, diluindo as fronteiras entre a ciência e a política, arte e arquitetura, interior e exterior. Através da observação de campo, análise ou construção física, vamos até aos espaços criados pela cultura popular e pela sociedade contemporânea para revelar novos significados. Público ou íntimo, permanente ou temporário, material ou virtual, estamos interessados tanto na qualidade física do espaço como nos seus resultados sociais e políticos.

https://sandberg.nl/studio-for-immediate-spaces

image: ©Davide-Christelle


you may like