Skip to content Skip to footer

Rojbin Yolcu

Rojbin Yolcu é uma artista interdisciplinar sediada na Turquia, que explora as intersecções entre a memória, a antropologia e o corpo através de uma lente poética e crítica. A sua prática, desenvolvida ao longo da última década, abrange escultura, instalação, intervenção fotográfica, pintura e vídeo arte.

O trabalho de Yolcu centra-se nas relações interrogativas e poéticas entre o corpo, a natureza, a memória e a transformação ética. Utilizando uma linguagem anatómica simbólica que desafia as fronteiras entre o orgânico e o artificial, investiga a relação tensa entre o ser humano, a natureza e a tecnologia. A sua formação em medicina confere uma sensibilidade científica ao seu trabalho, enquanto a sua abordagem intuitiva à natureza e à energia feminina permanece central na sua prática.

Depois de concluir a sua formação médica na Ucrânia e de exercer medicina durante quinze anos, transformou a sua inclinação artística de longa data numa carreira profissional. Yolcu convida o espectador a uma experiência sensorial e intelectual que revela simultaneamente a fragilidade e a resiliência humanas. Os seus projectos mais recentes exploram o diálogo entre o ser humano e a natureza, examinando as transformações éticas e perceptivas que essa relação produz.

Rojbin Yolcu iniciará o seu mestrado em Práticas de Arte Contemporânea na School of Visual Arts (SVA), em Nova Iorque, no verão de 2026, continuando a desenvolver a sua prática artística na Turquia.