Nascido em Lévis, Québec, Richard Baillargeon é artista visual e fotógrafo há mais de quatro décadas. Antropólogo de formação, trabalhou durante vários anos com várias comunidades Inuit e First Nations em Québec. Sua obra e pesquisa, ambas conceituais e visuais, baseiam-se principalmente no encontro entre a imagem fotográfica e o texto.
Baillargeonparticipou de inúmeras exposições individuais e coletivas em Québec, Canadá e no exterior.Produziu uma série de publicações, incluindo Comme des îles (1991), Carnets de voyage (1994), Le paysage et les chooses (1997) e Marges et chansons (2008). Seus trabalho é encontrado em coleções públicas e privadas. Ele recebeu uma série de homenagens e foi o primeiro a receber o Prêmio Duque e Duquesa de York em Fotografia, concedido pelo Canada Council for the Arts (1987). Frequentou também residências artísticas em Québec, Canadá, México e Índia.
Dentre suas atividades no campo das artes e da cultura, Baillargeon participou ativamente do fundação da VU, centro de difusão e produção da fotografia (Cidade de Québec). Ele foi diretor do programa de fotografia do Banff Center for the Arts (Alberta) de 1989 a 1994; diretor artístico do Centro de escultura Est-Nord-Est em Saint-Jean-Port-Joli (Québec) de 1995 a 1997; e conferencista e depois professor da Escola de Arte da Université Laval (Québec) de 2000 a 2019. Palestrante e autor de numerosos ensaios e artigos, vive e trabalha na cidade de Québec (Canadá).