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Os Sons da Nação

Os Sons da Nação
3 de Julho, 2023 – 19h
Lançamento do livro e conversa com a autora Marissa J. Moorman e André Soares

Details

Martin Murray e Garth Myers consideram que as cidades, “para além da sua morfologia [forma física], do meio construído e da sua infraestrutura física,” também têm “uma dimensão imaginária, através da qual os seus habitantes dão sentido ao seu quotidiano.”

Este livro, de Marissa J. Moorman, centra-se na imaginação dos moradores dos musseques de Luanda no final do período colonial, e traz uma perspectiva histórica para a crescente literatura sobre a vida urbana africana contemporânea, bem como para um corpus de trabalho mais virado para os musseques nas cidades coloniais.

Marissa J. Moorman reúne aqui a Nação, a cidade, o musseque e a cultura popular, nomeadamente a música, para ilustrar e analisar a dinâmica daquilo que ela chama de soberania cultural e de nacionalismo político, numa fase decisiva da história contemporânea de Angola.

Bio

Marissa J. Moorman é Professora Catedrática de Estudos Culturais Africanos na University of Wisconsin-Madison Doutorada em História de África (2004) pela University of Minnesota, EUA, e é autora das obras Intonations: a Social History of Music and Nation Luanda, Angola, 1945 to Recent Times, EUA, Ohio University Press, 2008, Powerful Frequencies: Radio, State Power, and the Cold War in Angola, 1931-2002, EUA, Ohio University Press, 2019 e Sons da Nação História Política e Social da Música Urbana de Luanda, 1945-2002, Lisboa, Mercado de Letras, 2023.

A autora, para além de diversas publicações sobre música, media, moda, cinema, rádio e espaço urbano, é a nova diretora do Centros de Estudos Africanos na University of Wisconsin-Madison e é editora do jornal académico The Journal of African History, Cambridge University Press; faz parte do conselho editorial do blogue Africa is a Country; e é membro do colectivo editorial Radical History Review.

Os Sons da Nação
3 de Julho, 2023 – 19h
Lançamento do livro e conversa com a autora Marissa J. Moorman e André Soares

DETALHES

Martin Murray e Garth Myers consideram que as cidades, “para além da sua morfologia [forma física], do meio construído e da sua infraestrutura física,” também têm “uma dimensão imaginária, através da qual os seus habitantes dão sentido ao seu quotidiano.”

Este livro, de Marissa J. Moorman, centra-se na imaginação dos moradores dos musseques de Luanda no final do período colonial, e traz uma perspectiva histórica para a crescente literatura sobre a vida urbana africana contemporânea, bem como para um corpus de trabalho mais virado para os musseques nas cidades coloniais.

Marissa J. Moorman reúne aqui a Nação, a cidade, o musseque e a cultura popular, nomeadamente a música, para ilustrar e analisar a dinâmica daquilo que ela chama de soberania cultural e de nacionalismo político, numa fase decisiva da história contemporânea de Angola.

Bio

Marissa J. Moorman é Professora Catedrática de Estudos Culturais Africanos na University of Wisconsin-Madison Doutorada em História de África (2004) pela University of Minnesota, EUA, e é autora das obras Intonations: a Social History of Music and Nation Luanda, Angola, 1945 to Recent Times, EUA, Ohio University Press, 2008, Powerful Frequencies: Radio, State Power, and the Cold War in Angola, 1931-2002, EUA, Ohio University Press, 2019 e Sons da Nação História Política e Social da Música Urbana de Luanda, 1945-2002, Lisboa, Mercado de Letras, 2023.

A autora, para além de diversas publicações sobre música, media, moda, cinema, rádio e espaço urbano, é a nova diretora do Centros de Estudos Africanos na University of Wisconsin-Madison e é editora do jornal académico The Journal of African History, Cambridge University Press; faz parte do conselho editorial do blogue Africa is a Country; e é membro do colectivo editorial Radical History Review.