Neil Dunne by Icaro Junho 24, 2022 0 Portfolios

A prática de Neil Dunne explora formações e composições
derivado de um envolvimento inerente com a arte e cultura de rua e uma abordagem investigativa para decifrar a cidade. As obras de Dunne são uma exploração fundamental da pintura, influenciando sua formação em gravura e a natureza tangível e gráfica da disciplina enquanto explora os usos texturais e dinâmicos da pintura a óleo. O trabalho abstrato de Dunne faz alusão aos vários atributos do ambiente construído – a natureza contundente que ele tem em nossas percepções do espaço, mas também a maneira intrincada como negociamos o tecido de nossas cidades. Seu trabalho aprofunda os processos por meio do uso diversificado de materiais em suas pinturas abstratas, usando a cidade como matriz para sua criatividade.

Dunne apresenta a junção da estética urbana e das belas artes. As distintas metodologias por trás da subcultura, as formações e coloração, todas possuem uma referência distinta à estética urbana – um aceno ao graffiti e suas origens. A marca primordial associada à famosa subcultura teve um efeito profundo em sua obra e se correlaciona não apenas aos interesses conceituais de Dunne, mas também ao desenvolvimento prático de sua pintura. A semiótica do espaço urbano dita uma infinidade de registros visuais e de linguagem; uma poderosa coleção de marcas, formas e cores irradiam e influenciam nossas percepções da cidade e é dentro dessas fronteiras que seu trabalho ressoa. Dunne alinha seu trabalho dentro da pintura contemporânea e da prática de impressão expandida com uma referência à cultura urbana contemporânea. Suas pinturas são frequentemente desenvolvidas em torno de imagens encontradas, material impresso e escultura – com temas que abrangem identidade cultural, arquitetura e semiótica urbana.

Se formou no The National College of Art and Design com um BA em 2014, no qual recebeu a bolsa de pós-graduação do NCAD de 2015 a 2017. Exposições notáveis incluem The VUE Art Fair em 2018, onde ele foi indicado ao prêmio de arte Savilles. BOMB seu primeiro show com Hang Tough Contemporary em Dublin e HKOP Graphic Arts em Hong Kong, 2014.
O trabalho de Dunne foi coletado pelo OPW Office of Public Works), AXA, HKOP, UCD, The Mater collection, The Devlin, The Mayson, The Law Society, e está incluído em várias coleções privadas internacionais. Neil é atualmente professor assistente de Fine Art Print no National College of Art and Design, Dublin.