MINI-HANGAR  | MÁSCARAS DE GESSO by Ricardo Novembro 29, 2019 0 mini-hangar, Novidades anteriores

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO | MINI-HANGAR 
WORKSHOP | MÁSCARAS DE GESSO
8 e 15 Fevereiro 2020
15h00- 17h00
10-14 anos
50€ público em geral, 40€ amigos ou sócios do Hangar
Sujeito a inscrição, crianças/ famílias
Inscrições: geral@hangar.com.pt
21 887 1481 l 938 439 060

Detalhes

Máscara de Gesso |  “Identidade” 

Os estudantes irão discutir a definição de identidade. O que faz a identidade de uma pessoa? Que parte da identidade da pessoa podes ver? Que parte da identidade de uma pessoa não estamos capazes de ver? É a tua identidade sempre a mesma? De que formas nos expressamos e partilhamos a nossa identidade com os outros? Como pensas que os artistas expressam a sua identidade através das suas obras artísticas? Porque é que as pessoas escondem o seu verdadeiro eu? O que aconteceria se nunca ocultarmos os nossos sentimentos ou partes da nossa identidade? “Identidade é a forma que percebemos e expressamos nós próprios. Fatores e condições que um indivíduo nasce com – tal como herança étnica, género, o corpo de sí próprio – regularmente desempenham um papel em definir a identidade de cada pessoa. No entanto, vários aspetos da identidade de uma pessoa muda durante a sua vida. As experiências pessoais podem alterar como elas se vêem a si mesmas ou são entendidas por outras. Inversamente, as suas identidades também influenciam as decisões que tomam: indivíduos escolhem os seus amigos, adotam certas modas e alinham-se com crenças políticas baseadas nas suas identidades. Muitos artistas usam o seu trabalho para expressar, explorar e questionar ideias sobre identidade.” – Museu de Arte Moderna. Máscara – uma cobertura para toda ou parte da face, usada para esconder a identidade pessoal, proteger, transformar, etc… Esta lição sobre máscaras irá encorajar estudantes a pensar sobre as parte da sua identidade que ninguém pode ver ou que são escondidas da vista de todos. Eles irão escolher a parte da identidade que gostariam de partilhar, realçar e celebrar através da produção de máscaras.

Concepção e Orientação

Raquel Cardoso

Raquel Cardoso, é artista e arte educadora; acredita que somos mais conectados ao nosso *eu* e ao mundo ao nosso redor, quando estamos a criar. Passou os últimos 18 anos compartilhando essa ideia com os alunos da escola pública de Boston, focando nos temas de Justiça social, identidade e valorizando a experiência pessoal de cada criança , dando-lhes voz. Acredita que o seu papel é fornecer espaço, ferramentas e técnicas criativas aos alunos, para estes manifestarem as suas ideias e visão.
Imigrando para os EUA de Portugal quando ainda criança, gerou empatia e conexão por aqueles que atravessam e vivem entre duas culturas, tal como ela própria.
Recentemente regressou a Lisboa para desenvolver a sua prática artística. Raquel é formada pela MSAE da Faculdade de Arte e Design de Massachusetts e recebeu vários prémios, incluindo o prémio SONTAG para educação Urbana. Passou os últimos cinco anos liderando workshops de desenvolvimento profissional de práticas artísticas e culturais para professores no  apoio à diversidade cultural dentro de um grupo de estudantes, desenvolvendo técnicas de comunicação sobre os tópicos de identidade, justiça social e outras questões contemporâneas. Trabalhou em parceria com várias instituições em Boston, nomeadamente o Instituto de tecnologia de Massachusetts e o Instituto de Arte Contemporânea.