PROGRAMA DE APOIO À ARTE CONTEMPORÂNEA EM PORTUGAL -La Caixa by Ricardo Junho 04, 2018 0 Oportunidades

Prazo

Curadores: 17 de Setembro

Obras de Arte: 25 Setembro 2018

Para mais informações:

A Fundação “la Caixa” lança a partir de hoje em Portugal dois concursos para promover a criação no campo da arte contemporânea: um primeiro concurso para os artistas poderem tornar realidade e produzirem as suas obras de arte e um segundo para dar apoio a curadores emergentes.

A Fundação Bancária “la Caixa”, a primeira fundação em Espanha e uma das mais importantes a nível internacional, iniciou este ano a implementação da sua ação em Portugal, como resultado da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2018, destinará 10 milhões de euros para o desenvolvimento de iniciativas sociais, científicas e culturais em Portugal.

Com este duplo concurso do programa “Apoio à Criação” – Coleção de Arte Contemporânea “La Caixa”, de apoio à produção e à curadoria, a Fundação “la Caixa” continua a sua longa trajetória de compromisso com novos talentos no campo da cultura em geral e nas artes visuais em particular. Ao longo dos anos, reforçando o seu compromisso com a arte emergente, a Fundação “la Caixa” tem realizado diversas iniciativas com o intuito de projetar jovens que iniciam sua trajetória profissional.

Por outro lado, este programa está ligado a uma intenção histórica da Fundação Bancária “la Caixa”: aumentar a capacidade de gerar conhecimento e sensibilidade para a arte mais atual. Tornar a criação contemporânea conhecida pela quebra das barreiras que, muitas vezes, a separam do público é um dos objetivos da Fundação no campo cultural. Nesse sentido, a Coleção de Arte Contemporânea “la Caixa” – atualmente composta por mais de mil obras – constitui um ponto de referência artística internacional, como se demonstra pelo empréstimo regular de algumas de suas obras para exposições em todo o mundo e a constante organização de exposições apoiadas pelos fundos da Fundação “la Caixa”.


you may like