Evento Público | Goals by Icaro Janeiro 09, 2024 0 Novidades

GOALS

18 de Janeiro | 19h00

@ Hangar, Rua Damasceno Monteiro, 12 r/c, 1170-112 Lisboa

As obras de Jabulani Maseko mergulham na experiência colectiva dos negros ao longo da história – uma história baseada no corpo negro em conflito com a sociedade e, em última análise, em conflito consigo próprio.

Inevitavelmente, o percurso artístico de Maseko é profundamente pessoal, reflectindo a sua compreensão do eu, do corpo e da sua interação contextual no mundo em geral. A sua prática baseia-se na exploração da memória pessoal, da história familiar, da narração de histórias e do mito, com o seu próprio corpo a servir de meio e superfície nas suas criações. Por exemplo, veja-se “Once Upon A Time”, de 2010, em que utiliza a folha de ouro para examinar a história da extração de minerais no contexto da África subsariana. Além disso, a sua série “Disruptive Patterns” envolve o trabalho com gesso da cor da pele para chamar a atenção para os fundamentos mais subtis da classificação racial e para a forma como estes informam os objectos do quotidiano com que interagimos.

Na próxima atuação no Hangar, a obra de vídeo de Maseko, “Goals”, é o centro das atenções. Esta peça de dez minutos desenrola-se numa ampla paisagem de inverno na Suíça, captando a luta de Maseko enquanto empurra uma baliza de um lado para o outro do quadro. O vídeo joga inteligentemente com a expressão idiomática “mover a trave da baliza”, personificando um empurrão físico e metafórico, reflectindo a viagem do artista para redefinir fronteiras e testar os limites do corpo. Esta obra reafirma também a forma de trabalhar do artista, que reflecte frequentemente o local onde se encontra geograficamente num determinado momento. Através do ato de olhar constantemente para o seu ambiente, Maseko vê-se frequentemente compelido a responder às nuances do lugar.

Após a projeção de “Goals”, a noite passa para uma conversa interactiva com Jabulani Maseko. A conversa irá aprofundar o tema abrangente do corpo no trabalho de Maseko, explorando a sua recorrência e significado no seu portefólio artístico mais vasto. Está prometida uma exploração única do corpo como local de emoções e estados contraditórios, que se cruzam com as narrativas da memória pessoal e colectiva e oferecem aos visitantes uma experiência envolvente e reflexiva. Este evento imersivo convida os participantes a testemunharem as camadas intrincadas da arte de Maseko, misturando narrativas pessoais, tons políticos e uma exploração do ambiente e da forma humana.