Skip to content Skip to footer

Felipe Pineda

Felipe Pineda (n. 1995) é um artista contemporâneo chileno e estudante de mestrado em Belas-Artes (MFA) na Goldsmiths, University of London. Através da escultura, instalações e objetos relacionais, a sua prática explora a capacidade e a incapacidade de se relacionar com um “outro”, ancorada em sistemas de cultura, comunicação e troca. Recentemente, os seus projetos têm abordado a intersubjetividade, a linguagem, a distância geográfica e cultural e, mais recentemente, a migração.

O seu trabalho tem sido apresentado no Reino Unido, México, Itália e Chile. Entre as suas exposições individuais mais destacadas no Chile estão Radio Sola no Espacio 550, Escuchar lo real, lo inaudito na Galería Espora, Armonías de proximidad no Museu de Arte Contemporânea de Santiago e Por alguna razón no se dijo nada no Espacio Vilches. Em 2026, apresentará também exposições individuais na The Koppel Project, em Londres, no Museu de Arte Contemporânea de Santiago e na Gemeinde Köln, em Colónia.

Participou em várias residências, incluindo Proyecto ERROR na Cidade do México, UKNA em Derby e a residência Sculpture-Play no Nube Lab, em Santiago. Em 2025, recebeu uma menção honrosa do prémio Ca.Sa Collection.