Curating as Care by Icaro Março 18, 2023 0 Novidades, Pós-Arquivo

Curating as Care

27 de Março – 18 horas

Conversa com Zoé Whitley

Sinopse

Zoé Whitley, curadora e diretora da Galeria Chisenhale, irá refletir o que aprendeu com os artistas ao longo dos seus 20 anos de carreira; nomeadamente, o desenvolvimento da prática curatorial que visa ouvir, aprender e amar. Maria Magdalena Campos-Pons disse que só realiza projectos por amor. O trabalho recente de Lubaina Himid pergunta-nos como soa o amor; bell hooks define o amor como uma “combinação de cuidado, compromisso, conhecimento, responsabilidade, respeito e confiança”.

Nesta sessão vamos considerar seriamente o amor necessário pela profissão para trabalhar bem com artistas; incluindo admitir e aprender com os erros curatoriais, esforçando-nos para construir melhores instituições centradas nos artistas, e descobrir a coragem para continuar a tentar mesmo quando as intenções nem sempre correspondem às expectativas.

Bio

Zoé Whitley
A Dra. Zoé Whitley é Directora da Chisenhale Gallery, no East End de Londres. Chisenhale produz e encomenda novas obras de arte com artistas emergentes britânicos e internacionais neste importante espaço sem fins lucrativos fundado por artistas. Em 2020, Zoé comissariou a secção temática especial de Frieze London, Possessions, explorando a espiritualidade e a arte contemporânea, e fez co-curadoria Elijah Pierce’s America na Fundação Barnes em Filadélfia. Entre as exposições anteriores que lhe valeram o seu crédito, incluem-se a curadoria da apresentação de Cathy Wilkes no Pavilhão Britânico na Bienal de Veneza em 2019 e a co-curadoria da premiada exposição turística internacional Soul of a Nation: Art in the Age of Black Power. Ela escreve essencialmente sobre artistas contemporâneos e, ocasionalmente, sobre design. Os interesses de investigação da Whitley incluem práticas artísticas da African Diaspora e o acesso das crianças à arte, incluindo a criação de títulos de livros infantis como Meet the Artist: Frank Bowling, Meet the Artist: Sophie Taeuber-Arp, e trabalhando com Sharna Jackson sobre os aclamados Black Artists Shaping the World. Ela é também a editora da próxima grande monografia sobre Barkley L. Hendricks (Skira).Fez parte de júris internacionais de arte para o Suzanne Deal Booth/ FLAG Art Foundation Prize 2024, Turner Prize (2021), Preis der Nationalgalerie Berlin (2021) e Future Generation Art Prize selection committee, entre numerosos outros. Os seus papéis anteriores incluem Senior Curator (Galeria Hayward); Curator, International Art (Tate Modern) e Curator,Contemporary Programmes (V&A). Zoé faz parte da direcção da Teiger Foundation e da London Mayor’s Commission on Diversity in the Public Realm.

Programa inserido no projecto de pós-arquivo coordenado por Mónica de Miranda com o apoio da CEComp e da FCT.