Christine Enrègle by Icaro Março 09, 2021 0 portfolios

Christine Enrègle, artista plástica, doutora em Artes plásticas da Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne desde 2008, é professora des Artes visuais na Escola superior de Design, Condé, em Paris.
Durante o doutoramento, recebe bolsas universitárias para estudar no Brasil, na Escola de Belas artes de Belo Horizonte (Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG).
Primeira artista em residência no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2004, apresentou instalações in situ numa exposição individual no mesmo jardim.

Desde 2017, participa em varias residências artísticas em França e no estrangero, em particular em Lisboa onde apresenta seus desenhos numa exposição individual na Sociedade Nacional de Belas Artes em julho 2020.
Participa tambem em varias exposições individuais e coletivas em França, Portugal, Brasil, Coreia do Sul onde recebeu em 2017 o primeiro prémio na exposição internacional organizada em Seul pelo Korean Society of Color Studies.

A sua abordagem artística é orientada para a prática da paisagem considerada como material, cujos elementos recolhidos, deslocados e transformados, constituem a matriz das suas instalações.
Revelados à luz, o tempo de exposição, apresentam-se como indícios dos locais atravessados.
As sombras que geram convidam o espectador a inclinar-se por sua vez “sobre os traços de um desconhecido, de outro ou de outro lugar” (Mehdi Brit).

Desde 2017, privilegia o desenho a carvão vegetal sobre tela e se interessa pela metamorfose das plantas, especialmente pelo crescimento da árvore cujo carácter orgânico sublinha.
Seus desenhos são vividos como o resultado (o “precipitado “) de um encontro entre o vegetal e o humano, que estas formas orgânicas revelam.

Com o apoio do Institut français du Portugal.