ART CLUB by Ricardo Novembro 03, 2020 0 mini-hangar, Novidades a decorrer

Idades: 9 aos 14 anos

Data: Sábados, 14, 21, 28 Nov. e 5 de Dez. 2020 Horário: 14h às 17h

Local: R. Damasceno Monteiro, 12, 1170-112 Lisboa

Preço: 35€ mensal + 5€ seguro (materiais incl.) + membership

Artistas educadores: Pedro Massena + convidados

Para mais informações: geral@hangar.com.pt ou +351 93 843 90 60
HANGAR Centro de Investigação Artística
Rua Damasceno Monteiro, 12, Graça (Lisboa) +351 93 843 90 60 — geral@hangar.com.pt

Detalhes

O ART CLUB é um projecto dinamizado pelo Mini-Hangar, uma plataforma do serviço educativo e participativo do Hangar. Assente na articulação com os artistas educadores especializados e na exploração de projectos mensais, propomos uma aventura criativa e o início da exploração do universo da arte.

ACTIVIDADE #1: PINTURA
Nestes workshops pretende-se que as crianças dêem início à exploração do vasto universo da Pintura. Com esse objectivo, vamos convocar alguns artistas referência que nos vão ajudar nesta aventura, mostrando como desenvolvem os seus projectos e quais são as questões que os animam. Vamos também ter artistas convidados para partilharem a sua arte e expressões artísticas. É um curso experimental, focado nos diversos modos de ver e fazer Pintura e que dará ao formando a possibilidade de entender a construção de uma obra de arte.

WORKSHOP #1
Julie Mehretu: O Processo do Caos
Neste primeiro workshop do ciclo de Pintura, vamos dar início à aventura multidisciplinar, experimentando outras áreas do saber que podem ajudar a constituir um projecto contem- porâneo no campo da Pintura.

WORKSHOP #2
Marlene Dumas: Uma Pintura não é um Postal
Neste segundo momento do curso de Pintura vamos explorar o universo das aguadas. A partir das inúmeras possibilidades que as técnicas de tinta-da-china e ecoline nos ofe- recem, vamos pensar e registar o real, desde o espaço que nos rodeia ao corpo que o ocupa.

WORKSHOP #3
Njideka Akunyili Crosby: Família e Identidade
Neste terceiro workshop do curso de Pintura vamos explorar a colagem, processos de transferência e as suas possíveis utilizações no desenvolvimento de uma pintura.

WORKSHOP #4
Frank Bowling: Um Corte Abstracto
Neste quarto workshop do curso de Pintura vamos estudar a sua redução aos elementos essenciais que a compõem, com um foco especial nas cores e nas formas. Vamos cons- truir campos de cor e temperatura, através da exploração de formas simples em diversas escalas e orientações.

Concepção e Orientação

Ana de Almeida, (Portugal, 1972 ) formou-se em Fotografia e Comunicação na London College of Communication e “New Art”, fotografia de arte experimental no Chelsea College of Art & Design, em Londres. Trabalhou durante dois anos como professora de Arte e Educação para minorias étnicas na Clapham Manor Primary School em Londres. Paralelamente, supervisionou várias oficinas de fotografia com crianças e jovens, intituladas “Let’s make pictures that you can play and feel with”, em várias escolas e instituições da capital britânica. É cofundadora da Sociedade Lomográfica em Portugal, um movimento de arte internacional de fotografia analógica, que desenvolve vários projectos fotográficos nacionais e internacionais. Desde 2015 coordena o serviço participativo e educativo do projecto Hangar, com parcerias com escolas e Universidades nacionais, Fundação Moleskine, Tate Britain, Instituto Tomie Ohtake.

Pedro Massena (Lisboa, 1989) é professor de Artes Plásticas e Investigador. Leciona as disciplinas de Desenho e História de Arte na EPI (ETIC) e desenvolve um projecto de investigação no CIEBA, Centro de Investigação da Faculdade de Belas Artes, onde também realiza um Doutoramento em Belas Artes, com especialização em Pintura. Participou em diversos Congressos Internacionais sobre o tema da Migração na Arte Contemporânea, tendo também publicado artigos científicos sobre o assunto. É licenciado em Pintura pela FBAUL, vive e trabalha na cidade de Lisboa.