ARCO TALK by Icaro Maio 14, 2023 0 Novidades

ARCO TALK

Speakers’ Corner,

Data – Sábado, 27 de Maio – 14h15

O Corpo e o arquivo (The Body and the archive), conversa com Eustáquio Neves

Sinopse

O Corpo e o arquivo, conversa com Eustáquio Neves. Esta conversa parte das reflexões de Leda Maria Martins e da sua concepção do corpo afrodiaspórico como arquivo e escrita histórica e da noção de tempo espiralado para discutir a poética e a trajectória do artista brasileiro Eustáquio Neves.

Bio

Eustáquio Neves fotógrafo e videoartista autodidata nascido em Juatuba MG, graduado em química em 1980, vive atualmente em Diamantina – MG. A partir de 1989, pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias. Seu trabalho se concentra, entre outras coisas, em questões de identidade e memórias das culturas de ascendência afrodiaspórica. Também pesquisa e desenvolve trabalhos com o uso das mídias eletrônicas incluindo a sequência e o movimento. Seu trabalho vem sendo amplamente divulgado em várias mostras no Brasil, exterior e recebido prêmios e a consagração do público e da crítica.

Cristiana Tejo é curadora independente, doutora em Sociologia (UFPE) e membro integrado do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. É pesquisadora do projeto “Artistas e educação radical na América Latina: anos 1960/1970”, coordenado pelas pesquisadoras Giulia Lamoni e Margarida Brito Alves. Organiza junto com Kiki Mazzuchelli a Residência Belojardim, no Agreste de Pernambuco. Foi co-fundadora do Espaço Fonte – Centro de Pesquisa em Arte (Recife) e curadora do Projeto Made in Mirrors, que envolveu o intercâmbio entre artistas do Brasil, China, Egito e Holanda. Foi coordenadora geral de Capacitação Científica e Cultural e da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP, com Cauê Alves. Foi diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (2002-2006), curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006), curadora convidada da Torre Malakoff (2003-2006) e curadora do 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2004-2005). Entre seus trabalhos recentes de curadoria estão Tomorrow is another day – Mónica de Miranda, na Galeria Carlos Carvalho (Lisboa), Landscape Time – Karina Dias (Caixa Cultural Brasília) e Bruscky Invent’s (Dan Gunn Gallery, Berlim). Participou em várias comissões de selecção e premiação, entre elas: Bonnefanten Contemporary Art Prize 2014 (Maastricht, Holanda), Videobrasil 2013, Solo Projects – Focus Latin America (ARCO Madrid, 2013), Rumos Artes Visuais da Argentina, entre outros. Publicou Paulo Bruscky – Arte em todos os sentidos (2009), Panorama do Pensamento Emergente (2011) e Salto no Escuro (2012). Organizou os livros: Paulo Bruscky – Arte e multimeios (2014) e Cinco Dimensões da Curadoria (2017). Colabora regularmente com as revistas Select (Brasil) e Terremoto (México). Vive e trabalha entre Recife e Lisboa.