A FOTOGRAFIA COMO FONTE DE APRENDIZADO, BRINCADEIRA E EMPODERAMENTO: by Ricardo Setembro 05, 2018 0 Novidades anteriores

da arte de fazer imagens e contar histórias
26 Junho a 29 Junho 2018
Maíra Zenun Almada: professora, poeta, socióloga, fotógrafa e videomaker.
Flávio Almada: arte-educador, artista, tradutor, videomaker.
Maycon Alexsander Alves: fotógrafo, artista visual, videomaker
Hangar na CED D. Maria Pia Lisboa

DETALHES

Construir diferentes formas de auto representação imagética, sobre crianças/jovens de várias origens, culturas, religiões, comunidades e extratos sociais a partir do diálogo intercultural e da diversidade.  Trata-se, sobretudo, da produção de trabalhos nas áreas da fotografia, vinculados a uma discussão direta sobre os temas da interculturalidade e do empoderamento das comunidades em situação de vulnerabilidade social. Ao empoderar um indivíduo das nossas comunidades, estaremos também empoderar todos os demais, e por consequência, estamos a descolonizar o pensamento e as ações pessoais de nossas coletividades.

Neste sentido, o workshop que oferecemos visa propiciar um momento de formação voltado para a leitura, problematização, análise e produção de novas imagens que consigam estabelecer e propor outros olhares e diálogos com e sobre as temáticas raça, etnia, negritude, cidade e fotografia. Um debate difícil, mas que precisa de ser feito também com nossas crianças, a fim de se prepararem para o mundo atual.

Partiremos da apresentação de obras artísticas, produzidas em países africanos e afro diaspóricos, somada ao desenvolvimento, na ocasião da formação, de novas experiências com tecnologias da imagem. Partiremos de uma metodologia de trabalho que se apropria da arte, e experimenta diferentes linguagens para dialogar com as nossas pequenas e pequenos, e seus formadores, oriundos de diferentes realidades.


you may like