Inquietudes – conversa sobre herança colonial
Programa:
18.30 – Boas-vindas e Introdução: Paulo Moreira (INSTITUTO)
18.45 – Isabel Stein (InsterStuct Collective)
19.00 – Cláudia Henriques (Associação Luso-Africana Pontos nos is)
19.15 – Nuno Coelho (Univ Coimbra, CEIS20; Rampa)
19.30 – Debate com participantes e público
20.30 – Jantar volante e convívio
22.00 – Fim
Desde 2020, um grupo de entidades e coletivos do Porto tem vindo a desenvolver uma série de projetos colaborativos sobre a herança colonial nos seus contextos próximo e distante. Essas iniciativas têm permitido construir uma reflexão ampla sobre os efeitos desses legados na sociedade atual, aos níveis social, político e urbano. Este evento pretende apresentar os processos, resultados e desdobramentos deste trabalho, e cruzar essas experiências com indivíduos e grupos envolvidos nas lutas particulares do contexto lisboeta.
Em plena pandemia, dedicámo-nos a desvendar, pensar e questionar os vestígios – materiais e imateriais – do passado colonial e suas manifestações nas nossas cidades: desde os monumentos e espaço público, até aos valores culturais e históricos. Ouviram-se testemunhos de várias disciplinas, e a partir de diferentes geografias. O ciclo de debates “Pós-Amnésia – Desvendando Manifestações Coloniais”, pensado em 2020 e realizado em 2021, ganhou vida e inspirou novas iniciativas: publicação, programa público, oficina, projetos de criação artística. Alianças e cumplicidades levaram ao projeto “ThisPlace”, realizado entre 2021 e 2022, uma reflexão sobre comunidades deslocadas, discriminadas ou marginalizadas por motivos étnicos, raciais, culturais ou políticos em Portugal, Ucrânia e Turquia.
Inquietudes – conversa sobre herança colonial é organizado pelo INSTITUTO, espaço cultural do Porto, e conta com a participação de membros das entidades parceiras no “Porto Hub” do programa VAHA – InterStruct Collective e Rampa. Indivíduos, grupos e entidades atuando na área metropolitana de Lisboa, estão convidados para contribuir para esta discussão tão urgente como necessária. A sessão é aberta e gratuíta, e inclui refrescos e jantar volante.
O evento decorre no âmbito do VAHA, uma iniciativa da Anadolu Kültür e MitOst, financiada pela Stiftung Mercator e pela European Cultural Foundation. O programa VAHA (que significa “oásis” em turco) teve a duração de dois anos e visou empoderar espaços artísticos e culturais independentes, defendendo a discussão pública e o diálogo em cidades da Turquia, da Europa e de países vizinhos. O consórcio de parceiros VAHA encontra-se em colaboração com o iac Berlin na implementação de uma série de workshops temáticos e reuniões de rede. A Fundação Chrest apoiou as despesas relacionadas a viagens.
Fotos: oinstituto.pt
Redes sociais: @oinstituto.pt @insterstruct.collective @rampaporto @vahahubs @mitost_ev @europeanculturalfoundation @anadolukultur_