Kamy by Icaro Novembro 05, 2022 0 Portefólios

Angolana nascida após a independência, Kamy viveu a sua infância e adolescência em Luanda. Aos 18 anos mudou-se para Lisboa para frequentar a Universidade do Audiovisual e Multimédia.
Em 2010 regressou a Angola e integrou a equipa do projecto “Angola – Nos Caminhos da Independência”, no qual gravou cerca de 700 entrevistas a pessoas que participaram na luta pela independência de Angola que compôs o documentário “Independência” lançado em 2015. Kamy assina a Direção de Fotografia nos cinco filmes produzidos pelo projeto e é diretora de “Mulheres de Armas”.
Em 2019 dirigiu seu primeiro longa-metragem, o documentário “Beyond My Steps”. A obra narra os desafios da construção do novo espetáculo da Companhia de Dança Contemporânea de Angola e foi premiado como Melhor Documentário no San Francisco Dance Film Festival em 2020 e no DOC Luanda 2022, entre outros prêmios.
Kamy trabalhou em vários projetos cinematográficos com diferentes artistas angolanos como os realizadores Fradique, Ery Claver, Sérgio Afonso; artistas visuais Kiluanji-Kia-Henda, Pamina Sebastião, Helena Uambembe; escritor Ondjanki, entre outros
Kamy está atualmente a editar o seu segundo documentário “Fuckin’ Globo” sobre o evento de arte contemporânea mais relevante de Angola, enquanto colabora em outros projectos artísticos e comerciais.