Catriona Whiteford by Icaro Maio 18, 2021 0 Portefólios

Catriona Whiteford (b.1985) vive e trabalha em Londres e recebeu o seu B.A. Honours Fine Art e Master of Fine Art do Duncan of Jordanstone College of Art and Design, Escócia. Ela é artista, curadora, escritora e educadora e expõe internacionalmente.

Trabalhando entre disciplinas em escultura, fotografia, instalação, áudio e escrita está interessada em como a dicotomia das obras na intersecção entre imagem, instalação e som estabelece múltiplas narrativas. Ao criar estruturas que lembram conflitos activos através de noções de conforto e desconforto, a sua obra tenta sugerir momentos de vazio, alívio, ausência, presença e contorção de objectos a partir das suas intenções originais.

Os seus interesses residem no potencial de transformação dentro dos objectos, resíduo de pensamento, traços, temporalidade e emergência dentro do material através de alguma forma de extracção.

As obras escultóricas e escritas de Whiteford dão frequentemente referência a materiais reflectores que motivam ou dependem da atenção visual de um espectador. Ela está interessada no subtexto da duplicidade e na ideia de que as substâncias reflectoras manifestam ausência no preciso momento em que acenam para a atracção.

A introdução da instalação áudio no seu trabalho proporciona uma interacção entre matéria e linguagem e permite uma forma de avulsão na transformação da linguagem em algo universal, o de uma composição musical.

Exposições notáveis, bolsas e parcerias criativas incluem Mark Devereux Projects DIALOGUES (2021), A-n Artists Bursary (2019), exposição individual Tumult, 11 Avenue Studios, Londres (2019), Zaratan Arte Contemporañea AIR (2019), ArtWorks Project Space, Barbican Arts Group Trust (2018).