Skip to content Skip to footer

Pilar Elgueta

Pilar Elgueta (1989 Stgo. CL) é uma artista-exploradora que ativa ideias e imagens em torno da relação entre a condição humana e a paisagem numa perspetiva pós-antropológica, traduzindo questões filosóficas em acções poéticas, traduzindo questões filosóficas em acções poéticas, usando os limites da representação como recurso para a referir, considerando o fracasso como um fenómeno estético e fazendo da viagem de exploração uma prática criativa, identidade visual e princípio do seu trabalho artístico.
A sua investigação multimédia procura comunicar os modos como a experiência do mundo nos transborda e colapsa os nossos sistemas, sendo apenas capaz de captar um pequeno fragmento, confiando no seu poder de tradução e autonomia, e, ao mesmo, tentando as nossas vontades e a sua futilidade. Uma série de tentativas, símbolos, figuras retóricas e tautologias. Os esforços e os andaimes – corporais e estruturais – envolvidos na ação de transferir, colocar, organizar, sustentar, instalar uma imagem ou linguagem num lugar.
Desde 2011 até agora tem exposto os seus projectos em Festivais, Bienais, Museus e Galerias no Chile, Argentina, Perú, Equador, Colômbia, México, Alemanha, França e Reino Unido.Participou em programas de residência no MAC Museu de Arte Contemporânea (Chile), com Ambos Mundos na Residência Epecuén (Argentina), no Estúdio A Residency (México), na Delfina Foundation (Reino Unido), entre outros. As suas obras fazem parte de colecções públicas e privadas. Recebeu o MAVI Prémio Arte Jovem Contemporânea em 2015, o Prémio Aquisição de Obras de Arte, Ministério das Culturas em 2020 e a Bolsa Artus em 2024.