Lançamento de livro | Boggiano Heirs de Cristiano Berti
+ Roda de conversa entre Cristiano Berti e Sheila Ramirez
4 de Junho de 2025 | 18h
Rua Damasceno Monteiro 12 r/c, 1170-112 Lisboa
Conversa em Inglês
3º andar, com escadas
Entrada Livre

Boggiano Heirs (Macerata: Quodlibet, 2023) é uma exploração única do legado de um comerciante sobre os descendentes dos seus escravos – e, mais amplamente, uma interrogação sobre o passado pró-escravatura de Itália. Resultado de cinco anos de investigação, é sobretudo um livro de artista, mas assume a forma de um ensaio histórico.
Recorrendo a diversas fontes, Berti tece as histórias de Antonio Boggiano e das pessoas que ele possuía como escravos, quer como criados domésticos, quer na sua plantação de café. O que une tudo é o apelido, imposto aos escravos e ainda muito difundido na comunidade afro-cubana.
O livro faz parte da série Ciclos Fúteis, um conjunto de obras híbridas em que o autor descobre afinidades e distâncias entre a investigação histórica e artística.
O projeto Ciclos Fúteis: Boggiano inclui ainda dois outros trabalhos desenvolvidos pelo artista: uma instalação mural com duas grandes árvores genealógicas, em cujo vértice se encontram as pessoas nascidas em África, e um vídeo em que se cruzam algumas histórias recolhidas pelo autor na zona onde existiu o cafezal de António Boggiano com a conversa de uma família de boggianos afro-cubanos.
Cristiano Berti (Turim, 1967) é um artista visual interdisciplinar, investigador e professor baseado em Jesi (Itália). Os seus projectos artísticos mais recentes, orientados para a investigação, lidam principalmente com questões de migração e discriminação, trabalho sexual, crime, magia, heranças controversas e, de um modo mais geral, com as fenomenologias do passado. É professor na Academia de Artes de Macerata.
Sheila Ramirez é designer e pesquisadora cubana-angolana que se dedica ao estudo de cosmologias ancestrais por meio de arquivos e musicalidades do continente africano e do Caribe.
