Skip to content Skip to footer

The poetry of hosting

The poetry of hosting

‘No Rastro do Lobo’ – Sessão 10

29 de Outubro às 19h

‘No Rastro do Lobo’ Programa de investigação com curadoria e orientação de Margarida Mendes.

© Sudipto Basu

A curadora independente Pujita Guha falará sobre “Acolher Terras”, refletindo sobre os diferentes potenciais e desafios de curar um projeto orientado para a investigação lenta. “Acolher Terras” é um projeto curatorial descentralizado e de crescimento lento, que se desenrola em torno da terra, da relação entre anfitrião e convidado, do hiperlocal, regional e global. O projeto trabalha principalmente com seis iniciativas comunitárias na Dinamarca, envolvendo artistas locais e internacionais, ativistas e comunidades. Além da criação de exposições convencionais, o projeto colabora regularmente com artistas, agricultores, ativistas e detentores de conhecimentos tradicionais para construir obras de arte e infraestruturas comuns de longo prazo, incluindo a compra e partilha de terras. A palestra discutirá as fricções e impossibilidades de pensar políticas de acolhimento, direitos sobre a terra, cuidado e comunhão. Serão apresentadas algumas das questões, desafios e ferramentas com as quais Guha e os seus colegas lidam ao tentar instituir alternativas.

Pujita Guha é artista, curadora e académica. O seu trabalho gira em torno de questões de ambiente, media e estética, e justiça social. Atualmente, é doutoranda no departamento de Estudos de Cinema e Media na Universidade da Califórnia, Santa Barbara. A sua dissertação, “Média Florestada”, analisa como as comunidades indígenas trabalham e convivem com práticas mediáticas e artísticas para expressar os seus conhecimentos e experiências das florestas, e como imaginam futuros éticos e forjam relações com outras espécies nesse contexto. Entre 2018 e 2023, cofundou e coorganizou o “Currículo da Floresta”, uma plataforma curatorial e artística para debater questões de florestas e formação de conhecimentos no sul e sudeste da Ásia. Atualmente, é cocuradora do “Acolher Terras”, um projeto experimental de exposição sobre questões de terra, acesso e pertença, principalmente situado na Dinamarca.

‘No Rastro do Lobo’ Programa de investigação com curadoria e orientação de Margarida Mendes.

‘No Rastro do Lobo’ é um programa de práticas sensoriais e palestras centradas na ecologia decolonial e na justiça restaurativa que explora formatos pedagógicos para debater formas de reparação colectiva, restauração, resiliência e cura. Ao longo de quatro anos, as sessões serão conduzidas por profissionais das artes, das humanidades ambientais e dos estudos pós-coloniais, e abarcam temas como o mutualismo e a reciprocidade, trabalhando para a reparação de relações ancestrais.