Hangar I Triangle Network 5ª Edição

Workshop Internacional de Artistas

LEFT OVERS

 

PROGRAMA PUBLICO*

Conversa de Artistas com Alexandre Estrela

Entrada Livre

*devido ao carater internacional do workshop as conversas serão em inglês

Na Conversa de Artista, Alexandre Estrela fala sobre a sua exposição Pockets of Silence, realizada no Museu Reina Sofia, Madrid, em 2015 e toda a subjacente investigação.

A apresentação centra-se-à na historia do repórter fotográfico Cesare Dante Vacchi, que se auto-proclamando veterano da Legião Estrangeira chega a assessor do exército português em Angola. Em 1961 Vacchi cria um corpo de intervenção especial que ainda hoje se denomina de comandos, com o qual punha em prática as suas  ideias excêntricas. Uma das suas táticas era a utilização de som como forma de camuflagem para anular o silêncio comprometedor que a natureza produzia à passagem do seu pelotão.

Na exposição Estrela cruza estes dados com a investigação desenvolvida pelo laboratório de Neurociências de Marta Moita (Fundação Champalimaud), sobre a transmissão social do medo através do silêncio. Em sua instalação o artista cria duas peças que num cenário agressivo comunicam entre si por pausas e silêncios.

ALEXANDRE ESTRELA

Alexandre Estrela (Lisboa, Portugal, 1971). Vive e trabalha em Lisboa. Desde a década de 90 Estrela  desenvolve a sua produção artística no âmbito da arte experimental. O seu trabalho inicial, radicado nas estratégias conceptuais do vídeo enquanto meio, proporcionou a criação de uma linguagem visual própria. No presente, o seu trabalho remete para um questionamento constante da natureza perceptiva da imagem. Fez o mestrado em Artes Plásticas na School of Visual Arts, de Nova Iorque, e o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Também em Nova Iorque fez uma residência no International Studio and Curatorial Projects (2002-03). Actualmente reside em Lisboa, onde é professor de Audiovisuais na FBAUL desde 2004. Entre outros projectos, mantém uma programação regular de cinema experimental no espaço “Oporto”, em Lisboa.